[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Após cerca de três meses de produção e ensaios, os adolescentes assistidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) estão em fase final de preparação para a estréia de sua primeira peça teatral. “SUAS – Tempo de Construção”, numa referência ao novo modelo da política de assistência, estréia na próxima quinta-feira, dia 30, às 16h na praça Fausto Cardoso, no centro da cidade, e segue com várias apresentações pela capital, com datas e locais a serem definidas.

A peça, escrita e dirigida pelo educador social da Semasc Rivaldino Santos, que também é ator e diretor teatral, apresenta diversas passagens adaptadas pelos próprios adolescentes integrantes do elenco, que inseriram idéias e personagens ao texto original. “Estudamos o texto, a alma da coisa, e depois complementamos com as partes cômicas e as paródias”, revela Acássia Santos, uma das atrizes. “Eu nunca tinha feito teatro e esta experiência é interessante porque colocamos para fora o que temos guardado”, completou.

A peça será encenada por 20 adolescentes integrantes do Projeto Agente Jovem executado pela Semasc na perspectiva de transformar adolescentes que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social em agentes multiplicadores de cidadania. A peça, que tem como tema a abordagem sobre a nova vertente da política de assistência social, embasada no Sistema Único da Assistência Social (SUAS), visa explicar aos espectadores como funciona o novo modelo de assistência que está sendo implantado no país. “Aqui no projeto assimilamos conhecimentos sobre nossos direitos e deveres enquanto cidadãos”, observa Aislan Nascimento, 16 anos. “Com a peça, podemos ser multiplicadores desse conhecimento”, declara o adolescente, que está inserido no projeto há pouco mais de três meses.

De acordo com o jovem Pierre Oliveira, a peça representa uma experiência nova, um desafio no qual os adolescentes têm a oportunidade de expor seus talentos, representando também uma responsabilidade de expor à comunidade seus direitos.

Para Edenia Souza, a peça significa também a quebra de barreiras como a timidez e a inibição. “É uma experiência nova, eu nunca tinha se quer imaginado que poderia um dia participar de algo do gênero”, revela a adolescente, que pela primeira vez participa de uma peça teatral. Já o adolescente Norberto de Oliveira, considerado por todos uma revelação em matéria de talento, declara que a peça é uma oportunidade muito importante não só para aqueles, que como ele, pretendem estudar teatro. “A experiência adquirida aqui pode ser usada no dia a dia, aprendemos a perder a inibição e vencer a timidez”, declara.

Confira a seguir o elenco formado pelos jovens assistidos pela Semasc:
Acássia Santos
Aislan Nascimento
Alison dos Santos
Ana Carolina G. da Silva
Cristiano Santana
Daniele do Carmo dos Santos
Daniele Martin
Edenia Souza
Fábio Henrique Guimarães
Joaquim Gomes
Jucicleide da Conceição
Keverton dos Santos
Lucas Carvalho
Norberto de Oliveira
Pierre S. Oliveira
Raquel do Carmo Oliveira
Rosimeire Duarte Silva
Tâmara Chayane dos Santos
Tiago Santos
Verônica Nascimento[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.