[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A participação da Secretaria Municipal da Educação (Semed) no “II Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores”, realizado pelo MEC em Brasília na segunda semana deste mês, foi um dos destaques do evento. O trabalho feito com Portadores de Necessidades Educativas Especiais (PNEE), foi considerado um dos maiores exemplos de sucesso entre projetos educativos aplicados nas escolas públicas brasileiras em favor da inclusão de alunos.

O Seminário reuniu 266 representantes dos 106 municípios pólos do Programa de Educação Inclusiva “Direito a Diversidade”, além de representantes dos Estados envolvidos no Programa, para que fosse realizada uma avaliação das ações e resultados obtidos desde 2003, quando o programa foi implantado pelo MEC. O município de Aracaju foi representado pela coordenadora-pólo do Programa de Educação Inclusiva “Direito a Diversidade”, Niraildes Prado, e pela atual coordenadora do Núcleo de Educação Especial da Semed, Fátima Maria Diniz.

Em Aracaju, e mais 17 municípios sergipanos, a exemplo de Campo do Brito, o programa vem sendo desenvolvido desde 2004. De acordo com Niraildes Prado, o programa já está surtindo efeitos satisfatórios, por isso mereceu tanto destaque durante o seminário. No Censo 2004, foi constatado que 57% dos alunos com necessidades especiais se encontram nas escolas públicas, devido, primordialmente, à capacitação iniciada em Aracaju e que foi multiplicada para educadores do interior do Estado.

Os efeitos diretos dessas constatações satisfatórias foram a permissão, pelo MEC, da
continuidade do trabalho de inclusão dos PNEE realizado pela Semed em Aracaju, a possibilidade da coordenação-pólo na capital promover capacitações para educadores de todo o Estado e, primordialmente, o repasse de recursos do MEC para a implantação de duas salas de recursos, com o objetivo de dar apoio aos alunos com necessidades educativas especiais matriculados na rede municipal de ensino.

“Nosso principal interesse é que seja disseminado em todos os municípios de Sergipe a Educação Inclusiva de uma forma geral, que todos os professores transformem os sistemas educacionais em sistemas inclusivos e que as escolas estejam preparadas e abertas para receber os alunos com essas necessidades”, declarou a coordenadora-pólo do Programa em Aracaju, Niraildes Prado.

De acordo com a Niraildes, a capital terá uma nova capacitação para o ano de 2005. “Todo o relatório que foi enviado ao MEC foi aprovado. Então, haverá um outro seminário que também irá capacitar os educadores de Sergipe”, declarou. A segunda etapa de capacitação em 2005 terá novos eixos temáticos para a formação de Gestores e Educadores, dentre eles, “Inclusão: Um Desafio para os Sistemas Educacionais”, “Fundamentos e Princípios da Educação Inclusiva”, “Escola e Família: Um Compromisso Comum em Educação” e “Orientações e Marcos Legais para a Inclusão”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.