[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Dia Nacional da Campanha de Vacinação do Idoso contra a Gripe será realizado neste sábado, dia 28. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fará uma solenidade alusiva à data, às 8 horas, na nova Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto Franco. Na capital, a vacinação começou nessa segunda-feira, dia 23, e prosseguirá até o dia 4 de maio.

O dia ´D´ da Campanha de Vacinação do Idoso será comemorado com a mobilização dos idosos do bairro Augusto Franco. O evento contará com a participação do Coral de Idosos da Unidade de Saúde Fernando Sampaio. O grupo pertence a USF do Conjunto Residencial Castelo Branco.

Na localidade, o número de idosos é expressivo e a meta é vacinar na comunidade cerca de 1.500 pessoas, acima de 60 anos. Em toda a capital, a SMS pretende aplicar a vacina contra o vírus influenza (gripe) em 36 mil idosos.

Ainda neste sábado, a SMS vai instalar estrategicamente 50 postos em vários bairros da capital – unidades de saúde, Shopping Jardins, aeroporto e alguns supermercados. “Cerca de 600 pessoas estarão empenhadas para o sucesso da campanha. Na oportunidade, também será ministrada a vacina contra o tétano”, a gerente de Imunização da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi) da SMS, Débora Moura.

Débora Moura afirma que é necessário levar o cartão de vacinação e ou a carteira de identidade. “a apresentação desses documentos têm o objetivo de garantir que as vacinas sejam aplicadas no público alvo: idosos acima de 60 anos”, explica.

Contra a Gripe

A gerente de Imunização, Débora Moura explica que a vacina diminui muito os riscos de contrair a gripe, bem como suas consequências. “Desde sua primeira edição, realizada em 1999, notou-se um declínio nos números de internações motivadas pelas complicações de doenças pulmonares, como a pneumonia, que é a terceira causa de morte em pessoas acima de 60 anos”, informa Moura.

No ano passado, a SMS ultrapassou a meta estipulada de vacinação, que era de 35 mil, atingindo o número de 37 mil, o que corresponde a uma cobertura de 104%. “A procura é tanta que até pessoas que ainda não necessitam da vacina, com idade até 59 anos, têm ido aos postos. Estas pessoas não são vacinadas”, avisa Débora Moura.

Contra-indicações

A vacina não é indicada a idosos que possuam alergias graves a Albumina (proteína presente no ovo), Digluconato de Clorexidina (substância contida no Merthiolate) e que possuam a Síndrome de Guillan Barré.

As pessoas com gripe ou febre devem adiar a dose da vacina. Idosos com deficiências físicas, mentais ou com Acidente Vascular Cerebral (AVC) podem ser vacinados, desde que o AVC não esteja em fase aguda.

Efeitos colaterais

A vacinação, em raros casos, pode causar um pouco de tosse ou febre, como também dor no local da aplicação. A gerente de Imunidades da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi) da SMS, Débora Moura, reforça que os sintomas colaterais são bem menores que os benefícios da vacina.

Mito

No ano de 2000, a campanha registrou o mais baixo índice de cobertura, por conta de um boato de que ela estaria transmitindo o vírus influenza (gripe). Ao contrário do que se pensa, a vacina não causa gripe. O equívoco se deve ao fato do vírus ficar incubado 24 horas antes dos sintomas se manifestarem. Desse modo, as pessoas que apresentaram sintomas de gripe já estavam contaminadas pelo vírus e, sendo assim, a vacina não teve influência na doença.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.