[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) obteve um resultado satisfatório na operação especial de vacinação anti-rábica realizada em alguns bairros da zona Norte de Aracaju durante toda a semana passada. Iniciada no dia 16 deste mês, a operação se deu por conta da suspeita de um foco de raiva canina no bairro Japãozinho. Após uma semana de trabalho dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), 3.350 animais foram vacinados, sendo 2.293 cães e 1.057 gatos.

A ação envolveu, além do Japãozinho, os bairros Coqueiral, Lamarão e parte do Porto Dantas e da Cidade Nova. “O que nós fizemos foi um trabalho preventivo, visando evitar que o cão suspeito transmitisse o vírus da raiva para os outros animais ou até mesmo para algum humano”, explicou a coordenadora do CCZ, Gina Blinofi. Segundo ela, o caso não pôde ser confirmado porque o animal que apresentava os sintomas da doença fugiu e até agora não foi encontrado.

Além do bloqueio vacinal, os agentes fizeram a captura dos animais errantes. No total, foram capturados 10 cães e um gato. “Como o animal suspeito fugiu, a possibilidade de contato com aqueles que vivem nas ruas sem dono é grande”, ressaltou Gina. A ação ainda envolveu a vacinação das pessoas que tiveram contato com o cão. Esse trabalho ficou por conta da Unidade de Saúde da Família José Machado de Souza, localizada no bairro Japãozinho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.