[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os amantes do forró terão a oportunidade de, pela primeira vez, discutir e trocar idéias sobre o tema. A partir da próxima segunda, dia 11, a Prefeitura Municipal, através da Fundação Cidade de Aracaju – Funcaju – realiza o 1º Fórum de Forró.
O evento, que prossegue até o dia 13, acontece no teatro Juca Barreto, localizado no Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe, avenida Ivo do Prado (Centro). O objetivo, conforme o presidente da Funcaju, Francisco Santos, “é resgatar a arte, o folclore e, sobretudo, a música, além de deixar para as próximas gerações o conhecimento do que se tem feito a favor da nossa cultura”.
“O Forró em Sergipe e o São João em Aracaju”, “Pé de bode, concertina e oito baixos – a origem do forró”, e “Luiz Gonzaga: um país chamado Nordeste” são alguns dos temas que serão discutidos durante o fórum.
A Funcaju trará para o encontro os pernambucanos Onildo Almeida e João Silva, parceiros do mestre Luiz Gonzaga, e os paraibanos Bráulio Tavares, escritor, compositor, teatrólogo e pesquisador nesta área, e José Nobre, diretor do Museu Luiz Gonzaga e professor da Universidade Federal da Paraíba.
Além disso, outras autoridades, quando se trata de forró, farão parte do evento. Um deles é Fernando Faro, produtor dos programas MPB Especial e Ensaio, exibidos na TV Cultura de São Paulo. Ele também receberá a Medalha do Mérito Serigy.
Pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe também serão palestrantes neste primeiro fórum de forró. Entre eles, os professores José Paulino da Silva, Aglaé Fontes de Alencar e José Costa Almeida.
Alguns artistas da terra como Clemilda e Josa darão depoimentos sobre a história do forró no estado e se apresentarão ao final de cada encontro. A apresentação musical também fica por conta de Edgar do Acordeom, João Silva e Genaro, Walkiria e Coelho dos Oito Baixos.
“O forró, à semelhança do umbuzeiro, é uma dádiva do sertão. Nutrir-se de suas raízes e frutos é uma prescrição revitalizadora do espírito. Estou certo de que este primeiro fórum será um valioso encontro histórico e cultural, além de registrar o compromisso que a gestão municipal tem para com a memória do povo”, destacou o pesquisador da UFS, José Paulino.
O 1º Fórum de Forró está sendo realizado pela prefeitura em parceria com órgãos, instituições e empresas particulares. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na galeria de arte Álvaro Santos (praça Teófilo Dantas), Arquivo Público do Município (avenida Hermes Fontes), Mirante da Praia 13 de Julho, Funcaju e Cultart. Ao final do fórum, todos receberão certificados. Mais informações pelos telefones 217 2605 ou 217 2574. Os debates terão início sempre às 19 horas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.