CONHEÇA NOSSA LOJA!

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Está prevista para janeiro de 2008 a inauguração da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), da Prefeitura de Aracaju, localizada no Parque Augusto Franco (Sementeira). A construção já está em fase final.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento, a democratização e a difusão da ciência e tecnologia na capital, o complexo contará com um planetário e um módulo dividido em três espaços, que abrigarão experimentos científicos nas áreas de Química, Física, Matemática e Biologia.

Segundo o secretário de Planejamento da Prefeitura de Aracaju, Luciano Pimentel, a maioria dos equipamentos de experimentos interativos já foi instalada. "Com eles, o visitante poderá comprovar na prática as teorias aprendidas nas salas de aula, como por exemplo a ´óptica´, assunto da ´Física´, com aparelhos que demonstram o funcionamento da incidência da luz e do eletromagnetismo", explica.

No Planetário, os interessados poderão assistir, por meio de um projetor de alta tecnologia, a imagens do Sistema Planetário. O espaço contará com 34 poltronas de reclinação quase completa, que proporcionarão ao espectador a sensação de realismo. "Tenho informações de que o nosso projetor é um dos três mais modernos do país. A Casa será um excelente espaço de propagação de educação não-formal", informa o secretário.

Ainda de acordo com Luciano Pimentel, a cobertura em forma de cúpula que guarda o futuro planetário, instalada na última segunda-feira, passará por duas etapas: por dentro, será colocada uma camada de gesso onde serão projetadas as imagens; e por fora, será adicionada uma camada de fibra de vidro para a diminuição dos efeitos do tempo.

Além disso, a abertura de um processo licitatório foi realizada com o intuito de adquirir mais equipamentos: móveis, 16 computadores, câmeras, projetores, impressoras e equipamentos para o laboratório de experimentos em química e biologia. "Os equipamentos se juntarão aos já instalados e darão condições de um funcionamento de altíssima qualidade ao local", destacou Luciano Pimentel.

Alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e demais escolas, universitários, turistas e curiosos, poderão visitar o complexo, que funcionará durante o dia, nos dois turnos. Além disso, a CCTECA contará com a presença de monitores capacitados a dar informações aos visitantes sobre cada experimento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados