[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma solenidade que marca um ano de muitas conquistas para a Polícia Militar de Sergipe. Assim pode ser definida a solenidade que marcou a inauguração das novas instalações do Batalhão de Choque de Polícia Militar de Sergipe, realizada na manhã desta quinta-feira, 20, na rua Castro Alves, 481, no Ponto Novo. O governador Marcelo Déda participou do ato ao lado do secretário de Segurança Pública, Kércio Pinto, e do comandante da Polícia Militar, coronel José Péricles de Menezes. Na solenidade, também foram assinados cinco convênios com o Ministério da Justiça, que representam investimentos de R$ 2,5 milhões em Segurança Pública.

A nova sede do Choque está instalada no prédio onde funcionou a Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam). A estrutura foi completamente reformada, com participação dos próprios integrantes do batalhão, com adaptações necessárias para abrigar a unidade. "Este ano conseguimos bater todos os recordes de apreensões e inibir a prática de crimes nas localidades mais complexas da grande Aracaju", assegurou o comandante do Choque, major PM Carlos Rollemberg.

O Batalhão de Choque foi criado em 20 de dezembro de 1979 e conta hoje com um efetivo de 230 policiais, dentre os quais sete mulheres, e é subdividido em três unidades: Unidade de Controle de Distúrbios Civis, Canil e a Unidade de Força Tática, que realiza um importante trabalho de policiamento ostensivo em áreas críticas da grande Aracaju.

Resultados

O major Rollemberg listou conquistas como a redução de homicídios no Santa Maria que alcançou 64,4% em relação ao ano passado, a apreensão de 81 armas de fogo e de 71 veículos roubados ou furtados, a apreensão de 36 quilos de maconha, além da recaptura de 92 foragidos da Justiça. "É um orgulho comandar uma tropa que teve seu melhor desempenho ao completar 28 anos. Quero agradecer o compromisso demonstrado pelo governador Marcelo Déda e pelo comandante da Polícia Militar, coronel Péricles que nos ofereceram melhores recursos para cumprir nossas missões", destacou.

O governador Marcelo Déda enfatizou a importância da nova sede para a melhoria das condições operacionais da unidade. "Através desta nova sede, os soldados do Batalhão de Choque terão melhores condições de trabalho, treinamento e cada vez mais capacidade operacional para executar o importante serviço que desempenham. Nós últimos 10 meses, a unidade vem realizando um excelente trabalho, sobretudo, em áreas consideradas críticas da grande Aracaju", pontuou o governador.

Investimentos

Déda também referiu-se à importância dos investimentos realizados ao longo do ano na corporação e anunciou novos equipamentos incorporados no ato à logística do Batalhão de Choque. "Ao longo do ano, buscamos realizar investimentos para melhorar a capacidade operacional das polícias em Sergipe. O Choque está recebendo também 20 novas pistolas e 23 novos coletes balísticos, além de outros equipamentos e armamentos que serão fornecidos a partir dos investimentos que realizamos na estrutura da segurança", disse.

"Não há, na história recente do Estado de Sergipe, um governo que no seu primeiro ano tenha investido tanto no reequipamento e reorganização da Polícia Militar. Vamos investir agora nos homens, dinamizando a produtividade e oferecendo uma polícia cada vez mais eficiente à sociedade sergipana", garantiu o governador. 

Em seguida foram assinados convênios firmados entre o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública, e o Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Foram assinados convênios para ampliação e reforma de delegacias e unidades policiais em todo o Estado, para a reestruturação dos sistemas de informação e atendimento ao ‘Disque-Denúncia", do Instituto Médico-Legal e do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar (COE).

Os convênios também prevêem a implantação de um Programa de Valorização Profissional, Sistema de Informações online para a Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv), e a criação do Centro de Estatística e Análise Criminal da SSP, além de um convênio específico para reaparelhamento de unidades da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe.

Finalizando o ato, o governador assistiu a demonstrações táticas do Batalhão, envolvendo controle de distúrbios civis e a ação dos cães que integram o Canil do Choque. Em seguida, o governador Marcelo Déda recebeu uma bola com a assinatura de todos os integrantes do batalhão, entregue pelo major Rollemberg.

Participaram da solenidade os secretários de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, e da Administração, Jorge Alberto, os vereadores Chico Buchinho, Valdir Santos, Rosângela Santana e Fábio Henrique, representando a Câmara Municipal de Aracaju, o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Valmor Bezerra, entre outras autoridades civis e militares.

 

Leia mais

Governo implanta Sistema de Informações online na CPRv

Déda assina convênio para criar Centro de Estatística e Análise Criminal

 

VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA DE IMAGENS

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.