[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Quatro profissionais do Samu 192 Sergipe que integram a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FNSUS) embarcaram na manhã desta sexta-feira, 27, para o Espírito Santo em mais uma missão humanitária. Eles se somarão às equipes da FNSUS do Paraná e do Distrito Federal para ajudar no atendimento médico às vítimas das chuvas onde permanecem por 10 dias.

Segundo Conceição Mendonça, membro da coordenação Nacional da FNSUS, até amanhã, 28, outras duas equipes de Sergipe da Força Nacional seguirão viagem. “São profissionais altamente qualificados que podem desenvolver atividades da Atenção Básica ao atendimento de alta complexidade. Todos os componentes da FNSUS são voluntários”, destacou.

A médica Ione Correia de Araújo, o enfermeiro Leonardo Tavares e os dois técnicos de enfermagem Genailda Maria da Silva e Carlos Eduardo de Almeida, que embarcaram hoje, vão atuar com as remoções aeromédicas.

Os quatro são veteranos na Força Nacional. Ione Araújo já realizou 12 missões e Genailda Silva, 10. O enfermeiro e o técnico de enfermagem estão na 3ª missão humanitária.

“A vontade de ajudar o próximo é o que nos motiva”, disse a técnica em enfermagem que ingressou no Samu há 11 anos, na primeira equipe do serviço implantado em Aracaju pelo então prefeito Marcelo Deda, em 2002. O que aprendemos lá, não tem universidade que ensine”, complementou Ione Araújo.

A equipe sabe das dificuldades que irá enfrentar, já que o Espírito Santo vem enfrentando fortes chuvas e deslizamentos. Segundo a Defesa Civil do Espírito Santo, até o fim da tarde de ontem, 26, 52 municípios haviam sido afetados pelos temporais, 61 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e 27 morreram.

Mas, a jornada dos profissionais sergipanos começou antes mesmo da chegada ao destino final. O avião decolou de Aracaju às 6h50 com conexão em Salvador, com chegada prevista às 14h30. “A base da equipe vai depender da demanda local. Os quatro atuarão em helicópteros, fazendo a remoção de pacientes graves”, reforça Conceição Mendonça.

Outras equipes

Até sábado, 28, outras duas equipes devem seguir a viagem de missão. Esses grupos serão formados por dois médicos, dois técnicos de enfermagem, duas enfermeiras e dois condutores de ambulâncias 4 X 4 que irão atuar nos abrigos coletivos e na busca ativa de pacientes.

“A Secretaria de Estado da Saúde sempre se solidarizou com a Força Nacional do SUS. Das 21 missões, Sergipe participou de 18. A última foi em junho deste ano durante a Copa das Confederações, em Salvador”, acrescentou Conceição.

A Força Nacional do SUS foi criada por meio de decreto presidencial em 2011 por ocasião das fortes chuvas que devastaram vários estados da região Sudeste do País. Os profissionais do Sistema Único de Saúde são treinados para trabalhar em qualquer parte do mundo em situações de epidemias, desastres, catástrofes e desassistência.

“Sergipe tem hoje uma das melhores equipes de urgência e emergência do país. São profissionais extremamente capacitados. E em um gesto de solidariedade, partilhamos essa competência para ajudar a salvar vidas em qualquer lugar do Brasil”, conclui a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.