Vitória do Santa Maria já tem data de inauguração
Em março, entram em funcionamento as 16 salas que serão administradas pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) e oferecerão cerca de 900 vagas a crianças em idade de creche, pré-escola e primeira etapa do Ensino Fundamental, ou seja, de 1ª a 4ª séries. De acordo com o promotor de Justiça Orlando Rochadel, um dos mentores da idéia, falta muito pouco para que todo o complexo entre de uma vez em funcionamento e o principal é a construção dos vestiários da quadra poliesportiva e três salas administrativas, obra cujo valor é de R$ 240 mil e será custeado pelas secretarias de Estado e município da Educação.
“A professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça, que acompanha e participa conosco desta obra há algum tempo, já fez todos os esforços necessários e tem garantido o dinheiro necessário. Hoje, estamos pedindo ao novo secretário de Estado que nos ajude e arque com a responsabilidade pelo que falta”, solicitou Orlando Rochadel, durante o que ele classificou como encontro informal entre todos os responsáveis pelo Centro Educacional Vitória de Santa Maria.
Novas deliberações
Neste encontro informal, além de Tereza Cristina Cerqueira da Graça e José Fernandes de Lima – secretário de Estado da Educação -, participaram empresários, diretores de outros órgãos estaduais e municipais, e também o secretário de Estado da Segurança Pública, Kércio Pinto, cuja secretaria foi integrada ao projeto inicial da escola com o intuito de construir uma unidade especial da SSP no Santa Maria, para fornecer maior segurança no local.
O promotor de Justiça enfatizou a importância da união dos poderes públicos e de instituições privadas para o surgimento da maior escola pública de Sergipe, uma escola modelo, segundo Rochadel, que já está sendo apreciada em outros locais do país, inclusive com o apoio da Telemar, que imprimiu a maquete do centro em mais de 380 mil unidades de cartões telefônicos distribuídos em todo o país. “Realmente a Educação é uma coisa importante, tanto que motivos muita gente e onde estive solicitando apoio, nunca ouvi um não como resposta”, enfatizou.
As ações da PMA
As parte que compete ao município está sendo realizada através de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e a Petrobras, trabalho orçado em R$ 1.596,477,81. Para a realização da escola, a prefeitura também realizou o trabalho de remanejamento das famílias que habitavam a área onde a unidade educacional foi erguida, implantou ruas e fez os serviços de drenagem. Com a implantação do Vitória de Santa Maria, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) amplia seu raio de atuação no local, atualmente desenvolvida através das quatro escolas implantadas na comunidade, sendo duas de ensino fundamental e duas de educação infantil.
Juntas, as escolas municipais de ensino fundamental Laonte Gama e Diomedes Santos Silva, e as de educação infantil João Batista Douglas e Irene Romão de Brito atendem segundo dados do Censo Escolar 2006 a 3.133 estudantes de todas as idades.
De acordo com a secretária Tereza Cristina Cerqueira da Graça, estar há dois anos acompanhando o surgimento de tão grande empreendimento é motivo de orgulho, e sabe que os frutos de tal ação serão extremamente valiosos, a exemplo do que vem sendo conseguido pela Emef Laonte Gama da Silva, cuja banda marcial se classifica há dois anos entre as cinco melhores bandas de fanfarra do país e cujos alunos do Projovem são os que têm apresentado os melhores resultados.
Tereza Cristina aproveitou para solicitar ao secretário da SSP que realmente implante uma unidade especial do órgão na região para conter as ações de vandalismo, que somente este ano, já danificaram várias vezes algumas escolas municipais instaladas no local.
“Somente no Laonte Gama, este ano, recolocamos três vezes a mesma porta e gradil, porque os vândalos levam tudo. Estou muito feliz com esta reunião e com o encaminhamento que as coisas estão tendo, porque sei que daqui a algum tempo estaremos reunidos não para discutir a educação no quesito quantidade, mas sim, qualidade do que é fornecido, porque o aluno precisa realmente usufruir o direito que possui de aprender”, declarou Tereza Cristina.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]