[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da Coordenação Municipal de Vigilância Sanitária – Covisa – realizou uma vistoria nos mercados Antônio Franco, Thales Ferraz e Albano Franco.
A visita marca o início de uma nova investida que a Secretaria Municipal de Saúde – SMS – passará a realizar semanalmente nos mercados. A intenção é reduzir o número de irregularidades praticadas pelos comerciantes. Como a finalidade dos trabalhos era alertar e orientar os feirantes, as apreensões ficaram restritas aos casos mais graves.
Entre os principais problemas encontrados pelos agentes estão o abate clandestino de aves, o espaço para o cativeiro de alguns animais como cães, gatos e coelhos, o acondicionamento e a conservação dos alimentos.
Foram encontrados peixes jogados no chão que esperavam o carregador para transferi-los ao frigorífico do mercado. Alguns feirantes se justificaram afirmando que não havia espaço suficiente para a acomodação de seus produtos.
Também foram recolhidas pelos agentes estopas e tábuas de madeira que eram utilizadas para cortar carnes. A madeira em contato com a carne acumula salmonela e bactérias, o que a torna imprópria para a manipulação de alimentos.
Além disso, os agentes apreenderam alguns animais doentes que estavam à venda e que poderiam pôr em risco a saúde dos freqüentadores do mercado. Além dessa fiscalização, os agentes da Vigilância Sanitária flagraram e apreenderam o chubinho, um poderoso veneno que estava sendo comercializado livremente utilizado para matar ratos, mas que também é fatal para o ser humano.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.