[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A coordenação de Vigilância Sanitária de Aracaju (Covisa) foi indicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para compor o Comitê Assessor do Programa Farmácias Notificadoras na implantação do programa em todo território nacional. O comitê foi instituído através da Portaria 96/06 publicada no Diário Oficial da União do dia 9 de março.

A Covisa de Aracaju estará representando as 5.562 visas municipais no comitê, que será coordenado pelo presidente da Anvisa, Dirceu Raposo, e composto por mais dez farmacêuticos, entre doutores, mestres e especialistas representando a Anvisa, o Conselho Federal de Farmácia, a UFMG e mais dois representantes das Vigilâncias Estaduais.

O principal objetivo do projeto “Farmácias Notificadoras” é monitorar a comercialização de medicamentos, garantindo mais atenção às queixas e reclamações sobre reações adversas e desvio da qualidade de medicamentos feita por usuários. Por meio do programa, a sociedade poderá dar uma importante contribuição às autoridades sanitárias informando as queixas e reações adversas provocadas por medicamentos, consolidando a importância do trabalho em conjunto com o poder público e sociedade. Através do programa o Brasil dá um passo decisivo no compromisso assumido, após ser admitido, em maio de 2001, como o 62º País-Membro do Programa Internacional de Monitorização de Medicamentos da Organização Mundial de Saúde;

Conforme explica o coordenador da Covisa, o farmacêutico Antônio de Pádua, Aracaju foi a primeira capital do Nordeste e a 5ª do país a implantar o programa. Em fevereiro passado dois eventos deram início à implantação. No dia 18 técnicos da ANVISA apresentaram o referido programa aos proprietários de farmácias e drogarias da capital e no dia seguinte, cerca de 120 profissionais farmacêuticos foram capacitados para executar o mesmo, sendo esta a etapa mais importante do programa.

O passo seguinte, segundo Pádua, que coordenará o programa no nível municipal, será a assinatura do Termo de Adesão entre as farmácias e a Vigilância Sanitária Municipal, além do Termo de Cooperação Técnica que deverá ser firmado entre a ANVISA, Covisa/SMS/AJU, VISA estadual e Conselho Regional de Farmácia, importantes parceiros neste projeto.

Pádua prevê que ainda na primeira quinzena de abril o presidente da ANVISA visitará Aracaju ocasião em que serão entregues, solenemente, os Selos de Identificação das farmácias habilitadas, bem como a entrega dos certificados aos farmacêuticos capacitados.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.