[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Vigilância Sanitária da SMS – Secretaria Municipal de Saúde – realizou hoje, dia 27, uma blitz no Mercado Municipal Albano Franco. O objetivo principal foi inspecionar carnes clandestinas comercializadas no local. Doze técnicos da secretaria percorreram bancas de carne, aves e peixes.
Foram apreendidos um carneiro de 19 quilos, 60 quilos de vísceras e 25 toras de madeira usadas para corte de carne, popularmente conhecidas como cepo.
Segundo o gerente de Alimentos da SMS, Geraldo Santos, a madeira não pode ser usada para a manipulação de carnes, pois acumula sujeira e pode causar problemas sérios à saúde dos consumidores de carne. “Ratos, baratas ou qualquer outro tipo de animal pode passar pelo cepo. Isto pode gerar doenças para quem consome a carne cortada no local”, confirma Geraldo Santos.
De acordo com o gerente de Alimentos, o trabalho da Vigilância Sanitária é feito constantemente. Agentes estão freqüentemente informando aos comerciantes a melhor forma de acondicionar os produtos e manter as bancas com um bom quadro de higiene. Porém, certos comerciantes insistem em cometer erros básicos. “Estamos trabalhando de forma constante no intuito de conscientizar os feirantes. Infelizmente alguns não acreditam no trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e pensam que não sofrerão qualquer punição por infringirem as regras de higiene”, disse o gerente.
O carneiro apreendido foi doado para o Parque da Cidade. Após uma minuciosa análise feita pelos veterinários, a carne será disponibilizada para os animais do zoológico. O restante do material confiscado será incinerado.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.