Vice-prefeito participa da abertura de ciclo de palestras sobre Aracaju na Escola do Lesgislativo
Ao contar um pouco da trajetória da transferência da capital sergipana de São Cristóvão para Aracaju, em 1855, o vice-prefeito fez questão de relatar a história de luta dos que ajudaram a construir a história da cidade.
“Aracaju não é fruto apenas do trabalho de prefeitos e governantes, mas principalmente da luta da classe trabalhadora desse estado, da força de nossa gente que, mesmo com as dificuldades da época, construiu esta bela cidade que agora completa 150 anos”, resumiu, ao parabenizar a Escola do Legislativo e a Unit pela iniciativa.
Edvaldo Nogueira também homenageou o ex-governador João de Seixas Dória, que esteve presente à abertura do ciclo de palestras. “Seixas Dória é talvez um dos homens mais importantes do Brasil”, falou, destacando a oposição à ditadura feita pelo então governador ainda no ano de 1964.
Emocionado, Seixas Dória abriu uma exceção e discursou. “Durante oito anos esta foi a minha casa. Este país precisa realmente transformar-se para dar dignidade aos mais humildes e, com ações como esta, o Brasil mostra que está dando passos largos para seu grande destino histórico”, assinalou.
Exposição e palestra
Mais de 100 alunos dos ensinos fundamental e médio dos colégios estaduais Tobias Barreto, Djenal Queiroz e Jackson de Figueiredo prestigiaram o evento e visitaram a exposição, que já passou pelo shopping Jardins, praça Fausto Cardoso, Esapaço Cultural da orla de Atalaia e Deso, dentre outros.
O pesquisador do Memorial de Sergipe, Igor Souza, fez uma palestra explicativa sobre a exposição e ressaltou a importância da iniciativa. “Estamos tratando aqui da face urbana da jovem Aracaju, dos monumentos históricos e das imagens ocultadas ou perdidas com o tempo”, explicou. “O que queremos é incutir nos alunos a consciência de preservação do patrimônio edificado de Aracaju e o amor pela cidade”.
Para a diretora do Memorial de Sergipe, Fabiana Carnevale, a exposição recupera a memória do povo e o orgulho de ser aracajuano e morar na capital sergipana. A diretora da Escola do Legislativo, Laura Falcão, deu as boas-vindas a todos e falou sobre os objetivos do projeto. “A Escola quer o fortalecimento da cidadania e a presença dos estudantes aqui é fundamental para que eles conheçam a história e não cometam os mesmos erros do passado”, disse Laura.
A exposição “Aracaju que vem e que passa” permanecerá na Escola do Legislativo João de Seixas Dória, na praça Fausto Cardoso, até o dia 13 de maio, de onde seguirá para o Colégio Salesiano. Além das autoridades já citadas, o deputado estadual Antônio Passos, presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe; e o secretário de estado da Cultura, José Carlos Teixeira (representante do governador João Alves Filho), também compareceram à abertura do ciclo de palestras.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Viceprefeito participa da abertura de ciclo de palestras sobre Aracaju na Escola do Lesgislativo – Fotos: Márcio Dantas