[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na tarde desta sexta-feira, 27, o vice-governador Jackson Barreto, participou da entrega solene das 115 casas do assentamento Caraíbas, no município de Japaratuba, a 60 km da capital. Ao lado da prefeita do município, Lara Moura, e do superintendente do Incra em Sergipe, responsável pela edificação das casas, Jorge Tadeu Jatobá, Jackson também participou do plantio de mudas e da distribuição de sementes e brindes entre os assentados.

“Este é um momento de alegria por uma conquista histórica dos trabalhadores da terra, além de ser uma demonstração da capacidade e competência dos servidores do Incra, comprometidos com a efetivação de um modelo de reforma agrária referência para o país”, destacou Jackson, após a entrega oficial das casas. Na ocasião também foi feita a entrega simbólica da Agroindustrial Rural ‘Doce Lar’, e do Centro de Inclusão Digital do assentamento.

Realização

Jackson fez questão de reviver a alegria vivenciada há dois anos, ao lado do então prefeito de Japaratuba, padre Geraldo Olivier, quando ocorrera a entrega dos títulos de posse das terras. “É uma satisfação indescritível estar aqui, dois anos depois, para inaugurar as casas comemorando a concretização de um sonho que virou realidade. Esta é uma vitória do povo através da luta pela reforma agrária”, contextualizou Jackson.

Criado pelo Incra em abril de 2008, o projeto de assentamento Caraíbas possui cerca de 2150 hectares e abriga 115 famílias. A área, alvo de uma longa disputa judicial entre o Incra e uma usina da região, é considerada emblemática para a reforma agrária sergipana, abrigando projetos produtivos e de preservação ambiental.

Somente nos últimos dois anos, foram investidos no local cerca de R$ 800 mil em créditos produtivos e R$ 1,7 milhão para a construção de moradias. Os recursos foram destinados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária, gerido pelo Incra.

“Esse assentamento, com casas de qualidade e unidades produtivas e que garantem a inclusão da população assentada, reflete um compromisso do presidente Lula, que hoje tem continuidade na gestão da presidente, Dilma Rousseff”, lembrou Jackson. “Hoje todas as 115 famílias estão dentro de uma casa de alto padrão e contam com oportunidades de desenvolver novos negócios com apoio do Sebrae, do Governo do Estado e da Prefeitura de Japaratuba, além de desfrutar da qualidade do imóvel, que é referência para os assentamento do país”, complementou o vice-governador.

Conquista histórica

Já o superintendente do Incra, Jorge Jatobá, destacou a importância de uma conquista que, segundo ele, é fruto de uma luta histórica dos trabalhadores. “Graças à capacidade de mobilização, estes assentados contam com condições invejáveis hoje, além de dispor de alternativas para buscar sua sustentabilidade com a produção de doces, alternativas para inclusão social através de cursos profissionalizantes e de informática graças às parcerias integradas às atividades do assentamento”, destacou o superintendente.

Para o deputado estadual João Daniel, uma liderança oriunda do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), este  foi um dia histórico para as 115 famílias e para a luta do MST em Sergipe. “Estão de parabéns as 115 famílias pela luta e pela vitória alcançada. Este assentamento é um exemplo da eficácia das políticas do Governo Federal que, quando bem aplicadas, apresentam resultados. É uma grande honra participar de uma solenidade como esta ao lado de lideranças como Jackson Barreto, que é uma referência na luta pela democratização e pelo direito à terra em Sergipe”, lembrou o deputado.

A prefeita de Japaratuba, Lara Moura, por sua vez, reconheceu o papel determinante do Incra para a concretização das conquistas dos assentados, além de lembrar que a prefeitura será parceira nas ações para oferecer infraestrutura aos assentados. “A partir da confirmação da doação de um lote do assentamento, estamos aqui para assegurar a construção de um posto de saúde para atender aos assentados”, comprometeu-se a prefeita, diante da confirmação da doação de um lote pelo superintendente do Incra, Jorge Jatobá.

Também participaram dos atos no assentamento autoridades como o vice-prefeito Pedro Moura, os vereadores de Japaratuba Rui Brandão e Siziane Alcântara, o presidente da Associação de Moradores do assentamento, Josivaldo Alves, o superintendente do Sebrae, Emanoel Sobral, o diretor administrativo do Sebrae, Marcelo Barreto, dentre outras autoridades e lideranças comunitárias da região.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.