[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Daniel Vinícius dos Santos, 14, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Freitas Brandão, e Felipe Andrade Santos, 13, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, viajaram no final deste mês para Brasília. Os garotos, junto com outros dois alunos da rede particular de ensino foram eleitos vereadores mirins e representaram Sergipe em sessão especial realizada na Câmara dos Deputados Federais.

Esta foi uma iniciativa do projeto ´Eleitor do Futuro´, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). A eleição para vereador mirim aconteceu no dia 11 de outubro e foi realiza nas instituições de ensino, onde os próprios estudantes escolheram os vencedores. As escolas que participaram elegeram uma chapa composta por quatro ou cinco alunos, o que resultou em 19 vereadores mirins, que têm a função de propor projetos de Lei para a cidade de Aracaju e participam de reuniões mensais na Câmara de Vereadores.

Na Emef Presidente Vargas, que fica localizada no bairro Siqueira Campos, a chapa vencedora foi PEL (Partido Esporte Lazer). O projeto posposto foi efetuar uma reforma em todas as escolas municipais e estaduais de ensino para viabilizar a prática esportiva. A chapa é formada pelos vereadores mirins Rafaela da Conceição Pina, Shirley Cristina Cardoso Rodrigues, Lucas Leonardo dos Santos e Felipe Andrade Santos, todos com 13 anos de idade, que teve o seu projeto entre os vencedores e por isso, foi escolhido para ser apresentado à Brasília.

Os integrantes da PEL afirmam que o interesse em se candidatar partiu da vontade de ajudar a sociedade. Lembraram que mesmo sendo crianças podem lutar pelos direitos das pessoas, cobrando das autoridades medidas mais eficientes. O coordenador geral da Emef Presidente Vargas, Cláudio Gomes Gonçalves, falou do orgulho em ter a sua escola representada em Brasília. “Fico muito feliz pela vitória deles e sei que trouxeram bons conhecimentos, que vão desenvolver o espírito crítico e lutar pelo bem-estar social. A participação desses alunos é um presente para a escola. Acredito que ganhamos mais do que eles”, disse.

Já na Emef General Freitas Brandão, localizada no bairro Suissa, os vencedores foram os integrantes do Partido Educação, Profissionalização e Cultura (PEPC). O projeto apresentado pelo grupo trata da era tecnológica na escola e da educação em tempo integral, na qual os estudantes teriam aula no turno da manhã, fariam cursos profissionalizantes e aulas de reforço no turno da tarde.

A chapa é composta pelos alunos Daysiane dos Santos, Ancelmo Furtado Reis, Mariana Kruchevisk, Davi Menezes dos Santos e Daniel Vinícius dos Santos, que além de vereador-mirim também foi eleito em 2006 prefeito-mirim de Aracaju pelo Orçamento Participativo.

“Resolvi me candidatar porque gosto de política, do papel de liderança e principalmente de ajudar as pessoas. Meu mandado de prefeito está terminando, mas ainda tenho o de vereador para continuar fazendo esse trabalho”, disse Daniel Vinícius. Em Brasília, os vereadores mirins participaram de sessão especial na Câmara, quando apresentaram seus projetos, conheceram o presidente da Câmara e o Plenarinho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.