[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A secretária de Planejamento, Lúcia Falcon, esteve na manhã de ontem, dia 02, no plenário da Câmara Municipal, atendendo a um requerimento da vereadora Jane Melo (PFL), para apresentar o projeto aprovado pelo programa Habitar Brasil/BID que prevê a completa restruturação de toda a invasão do bairro Coroa do Meio.
A secretária estava acompanhada do vice-prefeito, Edvaldo Nogueira; dos secretários Nilson Lima (Finanças), Cristian Góes (Comunicação), José Oliveira Júnior (Recursos Humanos), do chefe de gabinete, Pedro Lopes, além da equipe técnica da Secretaria de Planejamento.
Lúcia Falcon iniciou explicando os detalhes técnicos que envolvem a questão e que foram os principais argumentos para que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República (Sedu) aprovasse com louvor o Programa Estratégico Municipal para Assentamentos Sub-Normais (Pemas) de Aracaju, e ainda anunciasse a sua utilização como um referencial para todo o país.
“Procuramos obedecer rigorosamente a todos os detalhes técnicos e, em apenas cinco meses, conseguimos concluir o projeto inserindo Aracaju neste programa que é acirradamente disputado por diversas cidades no país já que os recursos da União são oferecidos a fundo perdido”, explicou a secretária.
A apresentação versou sobre todas as obras de infra-estrutura que modificarão o panorama do bairro, incluindo a preocupação prioritária com a questão ambiental aliada ao desenvolvimento de iniciativas para a geração de emprego e renda, tornando o projeto auto-sustentável do ponto de vista sócio-econômico.
Complementando, Lúcia Falcon informou que todas as fases do projeto, desde a sua elaboração, são criteriosamente auditadas por técnicos da Caixa Econômica Federal (local e nacional), da Sedu e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.
“Pela natureza do projeto e pela própria disputa em que Aracaju está envolvida com outras localidades, necessitamos o mais rápido possível do aval da Câmara de Vereadores para aprovarmos a sua execução em Brasília e iniciarmos as obras”, disse a secretária.
No projeto da Coroa do Meio, estão previstos investimentos da ordem de R$ 6 milhões incluindo, além das obras de urbanização e infra-estrutura, a regularização fundiária de 2.581 moradias que passarão a contar com os respectivos títulos de propriedade. Construção de 600 moradias obedecendo ao padrão definido de 32 metros quadrados e ainda a criação do Centro de Referência Ambiental em parceria com a Universidade Federal de Sergipe e o Ibama.
Ao aprovar este projeto automaticamente já se encaminharia a proposta para a inclusão do projeto elaborado para a Terra Dura, onde estão previstos, inicialmente, investimentos da ordem de R$ 4,5 milhões.
Na oportunidade, o vereador Emanuel Nascimento (PST) parabenizou a iniciativa do prefeito Marcelo Déda pela preocupação com a questão habitacional e pelo competente desenvolvimento do projeto. “É a primeira vez que uma administração municipal em Aracaju desenvolve um trabalho dessa natureza, tratando de uma questão que é crítica em todo o país. Isto é de extremo interesse para a comunidade de Aracaju”, disse.
O vereador Marcélio Bomfim (PPB), por sua vez, chamou a atenção para a importância da aprovação imediata por parte dos vereadores, visando a aceleração do processo junto à Sedu, para que as obras sejam iniciadas o mais breve possível. “O aval da Câmara de Vereadores é mais um elemento que incorporado ajuda a agilizar todo o processo”, declarou.
Já o vereador Mendonça Prado (PFL) afirmou que estava satisfeito com as explicações dadas pela secretária e que pretende contribuir para que a iniciativa alcance o êxito esperado. “Inclusive tenho propostas que podem ser incluídas como emendas ao projeto municipal”, disse.
Ao final da sessão, o presidente Sérgio Góes sugeriu ao líder do prefeito, vereador Magal da Pastoral (PT) que encaminhasse à mesa a proposta para que a aprovação do projeto ocorresse no regime de urgência urgentíssima ainda nesta terça-feira.
Nas suas considerações finais, a secretária Lúcia Falcon disse que a principal motivação para a conclusão do trabalho veio do próprio prefeito Marcelo Déda, que desde o início da administração apostou no projeto e do empenho da equipe técnica no trabalho que é hoje reconhecido fora do estado. “Agradeço esta oportunidade de vir ao Poder Legislativo para que possamos somar esforços e promover benefícios à população”, declarou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.