[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Atendendo a uma solicitação da Câmara de Vereadores, através do requerimento do vereador Marcélio Bomfim (PPS), o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Henrique Luduvice, compareceu na manhã de ontem, dia 15, ao plenário do Poder Legislativo para fornecer informações sobre a composição da planilha tarifária que rege o transporte público na capital. O superintendente esteve acompanhado do vice-prefeito e presidente do Conselho Administrativo da SMTT, Edvaldo Nogueira e de assessores técnicos.
Henrique Luduvice prestou uma explicação detalhada sobre todos os itens que formam a planilha tarifária, como os custos fixos e variáveis, insumos (pneus, lubrificantes e peças), combustível (que sozinho corresponde a aproximadamente 18% do valor), além das despesas com pessoal.
O superintendente detalhou como se procede o controle do número de passageiros através das catracas, o dimensionamento considerado ideal da frota para servir à população e aspectos como a quilometragem do trajeto das linhas e a existência das gratuidades previstas em lei que também integram os fatores importantes para a composição da planilha.
Luduvice reafirmou o compromisso da atual administração com o aumento da qualidade no sistema de transporte, ao informar aos vereadores sobre a incorporação de 55 novos veículos no próximo dia 18 de agosto, chegando, até o final de setembro, a 69 novos veículos integrando a frota do transporte público na capital. “Nossa meta é promover a renovação de 1/7 da frota a cada ano, chegando a estabelecer a idade média dos veículos em torno de 3,5 a 4 anos”, declarou.
Após prestar as explicações, Luduvice colocou-se à disposição dos vereadores para a solução de dúvidas relativas ao funcionamento do transporte em Aracaju. Os vereadores Marcélio Bomfim (PPB) e Francisco Gualberto (PT) indagaram sobre os critérios adotados para a concessão de algumas gratuidades, a exemplo da fornecida aos funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos, que, segundo Gualberto, já se comporta como uma empresa privada cobrando do cidadão por todos os serviços que oferece.
Luduvice afirmou que embora considere injustas algumas gratuidades fornecidas, elas estão previstas em lei e, portanto, devem ser concedidas. Na oportunidade, o superintendente enviou cópia da relação de gratuidades a todos os vereadores. “Esta é uma excelente oportunidade para abrir o debate com toda a sociedade, oferecendo informações à Câmara de Vereadores para que analise a viabilidade de se modernizar a lei”, disse.
Complementando, o superintendente informou que o acesso das crianças está sendo facilitado, cumprindo às solicitações feitas pelos vereadores durante a sua primeira visita ao legislativo, aliado a isto já foram implantadas 270 faixas de pedestres na cidade dentro do propósito da campanha de Cidadania no Trânsito, como também já estão sendo alvo de estudos a implementação de corredores exclusivos como ciclovias em diversos pontos da cidade.
Também respondendo aos vereadores, Luduvice falou sobre a atuação dos taxistas, para os quais também já foi confeccionada uma tabela padronizando a concessão de descontos que determina o esclarecimento de quais os horários e condições para o fornecimento destes, evitando qualquer tipo de propaganda enganosa. “Há empresas que estampam nos veículos o desconto de 45%. E quando se observa com cuidado, vê-se em letras minúsculas que aquele percentual só vigora com a bandeira dois. E é justamente este tipo de prática que deve ser evitado”, complementou o vereador e presidente da câmara, Sérgio Góes.
Outra informação dada por Luduvice foi a criação de uma identificação para os taxistas, com dados e fotografia, que será afixada no pára-sol do veículo bem à vista dos usuários. Esta medida visa oferecer segurança e tranqüilidade aos passageiros, bem como mais um mecanismo para se reconhecer e evitar os clandestinos ou não-habilitados.
O vereador Antônio Samarone (PT) fez algumas considerações e questionamentos a respeito do ordenamento do tráfego na cidade, a exemplo da possibilidade de abertura de um retorno, bloqueado desde o Pré-Caju, na avenida Pedro Valadares (próximo ao shopping Jardins). Luduvice explicou que, devido ao surgimento de dois prédios e um restaurante em frente ao local, seria perigoso abrir o retorno, visto que estimularia um fluxo cruzado na via podendo ocasionar acidentes.
Respondendo às indagações dos vereadores Mendonça Prado (PFL) e Antônio dos Santos (PDT), o superintendente explicou que todos os recursos oriundos de multas aplicadas são revertidos, por obrigatoriedade legal, para a manutenção e ampliação da sinalização na cidade. Segundo Luduvice, a estimativa de orçamento da SMTT para este ano alcança 7,5 milhões, incluindo a principal fonte que são os recursos de 5% cobrados pelo gerenciamento do sistema de transportes.
Outro ponto abordado diz respeito às modificações implementadas pela nova administração como a realização de licitação por lote de veículos que visa estabelecer um equilíbrio entre as empresas e quebrar uma prática tradicional de monopólio de algumas em determinadas linhas. “Com isso, queremos estimular a concorrência e, automaticamente, beneficiar a população”.
Finalizando, o superintendente expressou a satisfação em poder prestar os esclarecimentos aos vereadores a fim de que todos conheçam e possam exigir a qualidade dos serviços à SMTT. “Tivemos a possibilidade de expor aos parlamentares o processo de cálculo tarifário em Aracaju, como também dirimir dúvidas. É sempre uma satisfação poder reafirmar o compromisso deste governo com a transparência e a prioridade dada ao trânsito em Aracaju”, disse.
O vereador e líder do prefeito na Câmara, Magal da Pastoral (PT), destacou o compromisso que todos os membros da atual administração têm com o Poder Legislativo, sobretudo buscando uma interação que beneficie o povo de Aracaju.
Por sua vez, o vereador Emanuel Nascimento (PST) declarou que é a primeira vez, em seus doze anos como parlamentar, que um secretário de transportes comparece à câmara, presta esclarecimentos e desvenda a fórmula do cálculo tarifário. “A administração do prefeito Marcelo Déda merece os parabéns pela transparência“, finalizou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.