[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um caldeirão cultural repleto de muita música, esportes e diversão.  Durante cada uma de suas três etapas, o Verão Sergipe 2010 ofereceu a milhares de sergipanos e turistas  diversas razões para que a extensa programação elaborada pelo Governo do Estado fosse bem aproveitada. Encerrado no último sábado, 30, com a etapa realizada na praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, a festa foi coordenada pelas Secretarias de Estado da Cultura e de Estado da Comunicação com o apoio da Empresa Sergipana de Turismo  (Emsetur).

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, destacou que o Verão Sergipe já é  sinônimo de sucesso. “Em sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais  culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. E nos novos espaços que receberam o evento, Laranjeiras e Atalaia Nova, foram preservadas as mesmas características que são a marca da festa: alegria, organização, integração administrativa etc”.

Eloísa Galdino também ressaltou o protagonismo da Secult na organização da festa, que foi coordenada pela primeira vez pela secretaria. “Isso trouxe algumas mudanças: as  oficinas de música e (in) formação, a arena multicultural, o edital inédito na área da  música, que ampliou a participação da cena musical sergipana no evento. Tudo isso  provoca uma sensação de satisfação e de dever cumprido, além de nos dar um orgulho  especial por estarmos trabalhando pela promoção da cultura, do turismo e do esporte  sergipanos, disse a secretária.

Caueira

Depois de passar por Laranjeiras e Atalaia Nova, respectivamente, a caravana do Verão  Sergipe aterrissou neste final de semana na praia da Caueira, um dos balneários mais  atraentes do litoral Sul do Estado. Durante as duas noites de evento, mais de 20 mil  pessoas marcaram presença e desfrutaram das grandes bandas de renome local e  nacional que integraram a programação cultural do evento.

A secretária Eloísa Galdino destacou o sucesso da realização de mais uma edição do  evento na praia de Itaporanga. “A Caueira é o único lugar que está no calendário do Verão Sergipe desde a sua primeira edição. Se ela sempre abriu o Verão Sergipe nos anos anteriores, este ano fecha com chave de ouro”, disse.

Na sexta, 29, a originalidade da banda sergipana NaurÊa, o samba no pé de MartNália e o axé do baiano Carlinhos Brown atraíram uma verdadeira multidão nos dois palcos  montados pelo Governo do Estado. Já no sábado, 30, as atrações musicais ficaram por  conta da cantora sergipana Patrícia Polayne, que abriu a última noite de festa cantando  canções de seu premiado trabalho ‘Circo Singular’. Em seguida, para abrilhantar ainda  mais a noite, o pop rock do grupo mineiro Skank invadiu o palco e não deixou ninguém  parado. Por fim, encerrando a noite do Verão Sergipe na Caueira, o ‘furacão’ da Bahia,  Daniela Mercury, fez o chão da Caueira tremer cantando suas principais canções e  revelando o que poderá vir no carnaval.

Além das atrações musicais, a etapa da Caueira do Verão Sergipe 2010 proporcionou aos sergipanos a oportunidade de integração por meio do esporte. Durante os dias de festa, pela manhã, os atletas inscritos participaram de mini torneios de modalidades como Bodyboard, Surf, Vôlei de Praia, Handebol de Areia, Futvôlei e Beach Soccer.

Para Joseline Oliveira, de 40 anos, o Verão Sergipe já entrou para o calendário festivo do estado. “É uma festa que não pode deixar de existir. Venho sempre à Caueira quando tem essa festa bonita, porque nos sentimos seguros com tanta organização”, afirmou. Já para o economista Antônio Azevedo, o Verão Sergipe 2010 foi a melhor edição dos  últimos anos. “Este ano a programação foi impecável. A organização também está melhor. A cada ano que se passa, com as experiências, a festa vai se aprimorando e ficando perfeita”, elogiou.

Laranjeiras

Realizado pela primeira vez em três etapas, o Verão Sergipe 2010 mudou a realidade de  cada município que o abrigou. A primeira delas foi realizada no município de Laranjeiras, como parte do Encontro Cultural do município. A abertura da realização foi marcada pela realização do simpósio ‘Patrimônio cultural: Pilar do desenvolvimento’, onde se debateu a situação do patrimônio cultural no estado.

Já na primeira noite de shows, a sergipana Amorosa, a estrela nacional Vanessa da Mata e o axé do grupo Olodum empolgaram milhares de pessoas. No dia seguinte, Lenine e a  dupla sergipana Chiko Queiroga e Antônio Rogério complementaram a programação. A  estrutura montada para o evento trouxe ainda um dos principais diferenciais da edição  2010 da festa: uma Arena multicultural exclusiva para artistas sergipanos, reflexo da  política de valorização que o Estado dispensa a todos que têm a Arte como ofício. Atrações locais como A Banda dos Corações Partidos e The Baggios animaram o público nas duas noites.

A mobilização de milhares de pessoas pelas ruas de Laranjeiras também contribuiu com a intensificação da visibilidade do município como destino turístico. Repleta de monumentos e logradouros de inestimável valor histórico, o município foi convertido em força central do turismo sergipano durante o fim de semana.

Atalaia Nova

Na etapa Atalaia Nova, além dos mini torneios esportivos realizados ao longo do fim de  semana, o público desfrutou de nova mistura de ritmos e sons que integraram a  programação cultural do evento. Atrações como Detonautas, Margareth Menezes, Maria  Scombona, Dudu Nobre, Alapada e Jota Quest levaram uma verdadeira multidão ao  espaço montado pelo Governo do Estado.

Na última edição da arena multicultural, o público aproveitou para conferir as  apresentações das bandas Mensagenegra, Snooze e Reação. No sábado, as atrações foram Ferraro Trio, Thiago Ribeiro e os sergipanos da Sibberia. A arena também foi palco para apresentações dos participantes das Oficinas de Qualificação na Cadeia Produtiva da Música, que fazem parte do Projeto Música (IN) Formação da Secretaria de Cultura.

Segurança e tranquilidade

Para garantir que os milhares de sergipanos e turistas apreciassem a festa com tranqüilidade em todas as três etapas, o Governo de Sergipe organizou uma estrutura  dotada de todos os aparatos necessários de segurança policial, atendimento médico e  escoamento de pessoas em situações de emergência. Toda a área do evento foi cercada para o controle do acesso. Saídas de emergência foram colocadas em lugares estratégicos e fiscalizadas pelo Corpo de Bombeiros, presente com mais de 20 homens e reforçado com carro especial para o atendimento a acidentes.

Tambem integraram a estrutura uma equipe de motossocorristas de prontidão. Além  disso, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a prefeitura local, montou uma  estrutura de atendimento aos cidadãos, prevenção às DST e fiscalização da manipulação  de alimentos e bebidas, realizada pela Vigilância Sanitária.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.