[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Embora a gravidez seja um sonho na vida de várias mulheres, as dúvidas e questionamentos que surgem nessa fase são inevitáveis. Como forma de esclarecimento e minimização das incertezas, a Unidade de Saúde da Família (USF) Sinhazinha, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove o primeiro Curso de Orientação para Gestante.

O evento começa hoje, quarta-feira, e prossegue até o final do mês em quatro módulos, sempre às quartas-feiras, a partir das 8 horas. O curso será realizado no auditório da Caixa Econômica Federal, em frente à USF Sinhazinha. As interessadas devem efetuar inscrição na recepção do próprio Sinhazinha, até o início do evento. De acordo com a gerente da unidade, Maria Alice Amaral de Queiróz, nessa primeira versão a expectativa é inscrever em torno de 50 gestantes.

Temáticas

“De repente você descobre que está grávida. Passado o impacto desse momento, está na hora de você se preparar para ser mãe”. É com esse slogan que a USF pretende atrair o maior número possível de pessoas para o Curso de Orientação para Gestante.

A proposta é inovar pela variedade de assuntos abordados pelos palestrantes. Para isso, a organização do evento contará com a participação de médicos, assistentes sociais, enfermeiros, dentistas, psicólogos, entre outros.

Como a quantidade de gestantes de primeira vez deve ser grande, várias das questões abordadas serão de interesse daquelas para quem, na gravidez, tudo parece ser um mistério. Por isso, enfoques como pré-natal, alterações no corpo e pós-parto serão debatidos. “Além de ser uma ajuda para as mães de primeira viagem, é um curso bem completo”, comenta Alice Queiróz.

Um dos diferenciais que qualificam a promoção da USF Sinhazinha é direcionar uma data específica para tratar sobre o bebê. No último dia do evento, 30, o foco será não mais o corpo e saúde da mulher, mas do recém-nascido. Rosana Madureira, enfermeira e palestrante da mesa-redonda “Cuidados com o RN”, afirma que muitas mães não sabem como tratar o filho nos primeiros dias de vida, e tal tipo de informação diminui, inclusive, o medo que lhes é peculiar.

Toda gestante possui direitos sociais e trabalhistas assegurados pela legislação brasileira e devem ser respeitados. Nesse contexto, a palestra “Os direitos da gestante”, no dia 23, vem cumprir um papel de alerta dos aspectos legais que muitas mães desconhecem, a exemplo da quantidade de dias definidos pela licença-maternidade, registro do filho, etc.

Na SMS, o Curso de Orientação para a Gestante é organizado pela gerência e servidores da USF Sinhazinha e Coordenadoria da Atenção Básica: terceira região, contando ainda com o apoio da CEF, Casa-Alemã, Big Bolo, Padaria Carolmila e Festa Fácil.

USF Sinhazinha

Integrante da terceira região, a unidade do Sinhazinha atende a comunidade do bairro Salgado Filho e adjacências. Estima-se que a unidade atenda em torno de 41 mil pessoas. A última grande reforma no Sinhazinha aconteceu no final de 2002. Com o investimento de cerca de R$ 280 mil, o espaço físico foi ampliado em 145 metros quadrados, nove consultórios médicos e um odontológico foram instalados e a recepção foi ampliada.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.