[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Criada há um ano, a Urgência Infantil do Hospital Santa Izabel presta atendimento às crianças de 0 a 13 anos de idade, levando em conta a qualidade do serviço. Seja por encaminhamento de alguma unidade de saúde, remoção do Samu 192 Aracaju ou por demanda espontânea, a equipe profissional que atua na Urgência Infantil está capacitada para atender os casos de pediatria clínica.

Em setembro foram registrados 2.093 atendimentos, 88 a menos em relação ao mês de agosto. De acordo com a gerente da unidade, Sineide Maia, nos últimos cinco meses esses números vêm decrescendo, mas o motivo está relacionado aos períodos de chuva. Entre maio e junho, por exemplo, os casos atendidos chegaram a quase 4 mil. “A maioria deles ocasionada por problemas respiratórios”, informa Sineide.

Com dois médicos trabalhando por turno, além de enfermeiros e auxiliares de enfermagem, a unidade dispõe de sala para acolhimento, consultório médico, posto de enfermagem, salas de aerosol, sutura, estabilização, medicação e observação, na qual a criança pode permanecer por até 24 horas. “Quando o espaço é específico para atendimento pediátrico o serviço se torna mais fácil de ser organizado, beneficiando o usuário”, afirma Sineide, lembrando do antigo Pronto-Atendimento do Japãozinho que concentrava serviços de urgência para adultos e crianças.

“Quanto ao atendimento feito aqui, não tenho o que reclamar”, diz a dona-de-casa Marta Regina Teixeira, mãe do pequeno Felipe de 2 anos e meio. Encaminhado à urgência do Santa Izabel por conta de um problema digestivo, Felipe está na unidade desde a madrugada desta quarta-feira, mas segundo a mãe, agora ele já está bem melhor. “Ele está tomando soro e toda a medicação certinha, além das auxiliares e da médica que vêm toda hora observá-lo”, afirma Marta.

Assim como ocorre nas outras unidades de urgência do município, o espaço é todo organizado em cores e o critério de atendimento é sempre o da necessidade. A área verde é destinada aos casos com pouco risco, já na área amarela os pacientes recebem acompanhamento médico e ficam em observação. “Na área vermelha são atendidos os casos mais graves, aqueles que necessitam de atendimento emergencial”, completa Sineide.

Esta unidade de urgência é fruto do Projeto Hospital Horizontal, da Secretaria Municipal de Saúde, consolidado através do convênio entre a Prefeitura de Aracaju e o Hospital Santa Izabel.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.