[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dentro da programação da Semana da Criança, patrocinada pela Prefeitura de Aracaju, a SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – realizou nesta terça-feira, dia 09, às 10 horas, no Centro Comunitário Antônio Valença Rollemberg, no conjunto Augusto Franco, uma mostra de trabalhos artísticos desenvolvidos em quatro unidades do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Durante o evento, apresentaram-se os grupos do Augusto Franco, Lamarão, Japãozinho e Coroa do Meio.
O objetivo da mostra é levar à comunidade os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos com as crianças assistidas. A unidade do Augusto Franco apresentou uma coreografia baseada no poema “O sentir”. Segundo o instrutor do PETI, Sidney Azevedo, a escolha do poema é para mostrar que apesar da falta de companheirismo existente entre as pessoas, no fundo todos são iguais. “Estamos desenvolvendo trabalhos artístico-culturais com as crianças do programa. Esse é um projeto muito bonito, se nos juntarmos e trabalharmos de mãos dadas, temos condições de descobrir talentos na comunidade”, diz o instrutor.
Para a instrutora da Coroa do Meio, Juliana Fontes, já se pode notar a diferença nos trabalhos das crianças. “O trabalho está maravilhoso. Eu me sinto lisonjeada pelos resultados que estamos tendo. Hoje em dia vemos que as crianças não estão indo apenas pelo lanche e a bolsa, como no início. Elas vão porque querem participar das aulas de dança, percussão e artes manuais”, afirma Juliana Fontes. A unidade da Coroa do Meio apresentou um grupo de dança e de percussão.
“Estar no PETI é uma oportunidade para a gente que antes trabalhava. É melhor para a gente sair das ruas”, diz a estudante Gardênia Resende de Almeida Santos, 14 anos. Há dois anos no programa ela participa do Reisado do Lamarão e o seu papel é o da dona do baile. “Além do reisado, fazemos fantoches e trabalhamos com artes manuais, todos os meses temos que estar com algum trabalho pronto”, declara Gardênia Resende. Danilo Batista dos Santos, 11 anos, trabalhava nas ruas guardando carros. Há dois anos no PETI do Japãozinho ele participa da Chula dos Palhaços. “Eu gosto de participar do PETI, pois lá a gente faz artes, participa de apresentações e de brincadeiras”, diz Danilo Santos.
Ao final da apresentação a secretária de Assistência Social e Cidadania, Maria da Conceição Vasconcelos, parabenizou as crianças que participaram das apresentações e ressaltou a qualidade do trabalho. “Estou achando maravilhoso. Houve um progresso muito grande no sentido de como essas crianças chegaram para participar e como elas estão. Tudo isso é fruto de um processo educativo e de integração entre os instrutores, as crianças, os diretores dos Centros e a equipe técnica da secretaria”, garante a secretária. Ao final das apresentações foi servido lanche para as crianças presentes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.