[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os investimentos aplicados na Rede de Urgência e Emergência da capital têm resultado na ampliação do atendimento aos pacientes encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju). No mês de setembro, as unidades de urgência administradas pela Prefeitura de Aracaju receberam 70% do total de casos removidos pelas viaturas do Samu, ou seja, 2.084 pacientes dos 2.995 atendidos.

Para se ter uma idéia, somente o Pronto-Atendimento do Augusto Franco e a unidade do Hospital São José, onde funciona a Urgência Clínica e Mental, acolheram juntos 1.557 usuários, que resultam em 52% do total. As outras unidades de urgência correspondem ao Centro de Atenção Psicossocial, 25 pacientes (1%), e aos hospitais Cirurgia, 419 (14%), e Santa Izabel, 83 (3%), onde são atendidas crianças de 0 a 13 anos.

Com o aumento do percentual das remoções feitas a essas unidades de urgência, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu reduzir ainda mais o número de encaminhamentos feitos ao Hospital Governador João Alves Filho (HGJAF). Ao todo foram 540 pacientes encaminhados, número que corresponde a 18% do total de remoções. Esse é o menor percentual registrado neste ano de 2005.

Quando os dados são comparados à demanda total atendida no HGJAF, que foi de 11.938 pacientes em setembro, as estatísticas demonstram que a participação do Samu 192 Aracaju nessa demanda se restringe a 4,52%. Dentro os casos encaminhados, a maioria tem como motivo as ocorrências de politraumatismo e acidente vascular cerebral.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.