[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As Unidades de Saúde da Família (USF) do município funcionaram normalmente na manhã dessa quinta-feira, dia 1º. Embora a paralisação de 12 horas, organizada pelo Sindicato dos Médicos, tenha atingido grande parte da categoria, as USF do município trabalharam com fluxo normal, garantindo o atendimento dos usuários que necessitaram de alguma assistência.

Alguns médicos também compareceram às unidades de saúde. Na I Região da atenção básica, que compreende a Zona Sul da capital, quatro USF funcionaram com atendimento médico. Na USF Augusto Franco, por exemplo, a população contou com atendimentos especializados na área de Pediatria e Ginecologia. Em outros bairros da II Região de Saúde da Atenção Básica, como o bairro América, Siqueira Campos e Castelo Branco, algumas unidades funcionaram sem atendimento médico, com exceção das USF Ávila Nabuco, no conjunto Médice, e da USF Francisco Fonseca, no bairro 18 do Forte, que funcionaram com 50% do quadro médico.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Maria Natividade, há uma previsão de que até o final da tarde alguns médicos retomem as atividades, já que muitos deles não compareceram no período da manhã por conta da assembléia que o Sindicato estaria realizando no mesmo período.

Rede de Urgência e Emergência

Já nas unidades de urgência e emergência da Prefeitura de Aracaju, o atendimento médico manteve-se normalizado, com os dois hospitais Municipais de Pronto-Socorro (PS) funcionando com 100% do quadro profissional. No PS Des. Fernando Franco, localizado no bairro Augusto Franco, o movimento foi tranqüilo e, até às 11 horas, cerca de 76 usuários já haviam sido atendidos. O hospital funcionou normalmente com três clínicos, dois cirurgiões e um pediatra, além dos demais profissionais que integram o quadro profissional, como enfermeiros, auxiliares, assistentes sociais e odontólogos. O PS Nestor Piva também trabalhou com fluxo normal.

No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 – Aracaju) todos os médicos compareceram e trabalharam fazendo triagens, removendo apenas os pacientes com casos de emergência. Nas situações menos graves os médicos orientaram os usuários a procurarem as USF a partir dessa sexta-feira, quando a paralisação já estiver encerrada.

Rede Ambulatorial Especializada

Os Centros de Especialidades Médicas (Cemar), do Siqueira Campos e do Augusto Franco, também registraram uma manhã tranqüila. No Cemar Augusto Franco apenas três dos 14 especialistas não compareceram à unidade. Já no Cemar Siqueira Campos, algumas alas ficaram sem médicos, entretanto, em outras, o funcionamento foi tranqüilo, como por exemplo, a ala de Endocrinologia, onde apenas um médico faltou, dos seis que integram a equipe.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.