[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Amanhã, sábado, a Secretaria Extraordinária de Participação Popular (SEPP) realiza a mostra de 61 trabalhos em cartolina feitos pelas crianças participantes das 30 plenárias que ocorreram em todos os bairros da capital para a escolha dos novos delegados do Orçamento Participativo.

No total, 250 crianças expressaram, de forma oral ou através de desenhos, suas visões de sociedade e seus anseios. O objetivo da iniciativa foi desenvolver o senso crítico, a democracia e despertar para questões de cidadania e política.

No período de janeiro a março desse ano, crianças na faixa etária entre seis e 12 anos, por meio de temas urbanos, sociais e políticos expressaram de forma lúdica suas visões sobre violência, moradia, transporte, saúde, Meio Ambiente e urbanização.

Os 61 trabalhos foram escolhidos através de seleção feita pelo artista plástico Antônio Cruz e integrantes da SEPP, que acompanharam as plenárias nos bairros, considerando a elaboração e expressão dos desenhos. Além disso, as crianças elegeram dois representantes de seus bairros, que também terão seus trabalhos expostos na mostra.

Na manhã deste sábado, dia 3, as crianças terão seus trabalhos expostos através de vídeo, além de atividades recreativas e palestras de estudo político infanto-juvenil. “Esse trabalho é uma visão fundamental na preparação para as crianças compreenderem o mundo e os desafios que vão enfrentar, para melhor inseri-las na cidadania. Primeiro precisamos ensiná-las, orientá-las, para que entendam e exerçam seus direitos e obrigações”, informa o secretário Extraordinário de Participação Popular, Rômulo Rodrigues.

Ainda de acordo com Rômulo, a OP Mirim é um instrumento democrático de participação popular que tem dado excelentes resultados. “É gratificante quando vou às plenárias e encontro jovens que participaram das Mirins de cinco anos atrás, e que hoje estão adultos, e continuam participando”, comenta o secretário.

A exposição dos trabalhos acontecerá no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, situado à Rua Frei Luís Canolo de Noronha, 42, Conj. Costa e Silva, Bairro Ponto Novo, das 9 às 12 horas. Informações: (79) 3218-7811/7889.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.