[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Até o próximo domingo, dia 8, as ruas e os casarões históricos da cidade de Laranjeiras continuam sendo palco para as mais diversas expressões da cultura sergipana. Folclore, dança, teatro, música, fotografia e artes plásticas são exemplos do que o visitante poderá encontrar na 37ª edição do Encontro Cultural de Laranjeiras.

As unidades da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) localizadas no município também estão participando ativamente do circuito de exposições do evento com temas que retratam diversos aspectos da religiosidade e da cultura do Estado.

No Museu Afro-brasileiro de Sergipe, por exemplo, os visitantes poderão conferir a exposição intitulada ‘O ritual de oferenda na umbanda e o culto a natureza – processos de significação’, da fotógrafa Isa Vanny. Ela apresenta imagens que compõem seu projeto de dissertação no Mestrado em Antropologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Em outro museu, o de Arte Sacra, há uma exposição focada na arte popular sacra, intitulada ‘Devoção’, do escultor Beto Ribeiro. O artista expõe peças esculpidas em madeira que retratam figuras religiosas.

Já na Casa de Cultura João Ribeiro o público pode conferir a exposição do acervo do Instituto de Tecnologia e Pesquisa de Sergipe (ITPS), denominada ‘Antônio Alves de Bragança: a saga da ciência em Sergipe’. Sob a curadoria de Joselúzia Roseira de Azevedo, a exposição homenageia o médico considerado um dos mais cultos e brilhantes sergipanos da história. No local, o visitante poderá conhecer um pouco sobre a vida e obra deste ilustre sergipano que, dentre outras coisas, contribuiu ao desenvolvimento do ensino da Química no estado.

Os espaços já estão abertos à visitação do público, mas no sábado, dia 7, haverá coquetel e apresentações culturais para oficializar a abertura das exposições promovidas pela Secult. A Casa de Cultura João Ribeiro irá receber representantes do ITPS a partir das 15h. No Museu de Arte Sacra o grupo ‘Terpsícore de danças antigas’ fará apresentação a partir das 16h. Já no Museu Afro, a solenidade de abertura da exposição da fotógrafa Isa Vanny será às 17h com apresentação de capoeira.

Horário especial

Durante os dias do 37º Encontro Cultural de Laranjeiras, as três unidades da Secult estarão trabalhando em horário especial para receber a visitação do público. Nesta sexta-feira permanecerão abertas até às 19h; no sábado e no domingo, abrem das 9h às 18h.

Além de conferir as exposições temporárias, que estarão em cartaz até o dia 4 de fevereiro, o público não pode perder a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história e cultura do povo sergipano através dos acervos dos dois museus e da Casa de Cultura.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.