[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um evento que celebra as raízes culturais do povo sergipano e que é hoje considerado ícone por diversos pesquisadores de cultura. Assim pode ser definido o Encontro Cultural da cidade de Laranjeiras que, em sua 37ª edição foi aberto oficialmente pelo governador em exercício Jackson Barreto, na noite dessa sexta-feira, 6.

Ao chegar à cidade, o governador em exercício, ao lado da prefeita do município, Ione Sobral, participou do tradicional cortejo com mais de 20 grupos folclóricos pelas ruas da cidade histórica. Participaram do ato simbólico grupos como a Taieira, Reisados, Cacumbi, grupos da Dança de São Gonçalo, os Parafusos, dentre outros grupos icônicos da cultura sergipana.

“O Encontro de Laranjeiras é uma marca do que existe de mais autêntico na cultura de nosso povo. A história de Laranjeiras se confunde com a história do Estado de Sergipe. Aqui se mostram os valores de um povo que soube respeitar a sua história, e nós temos a obrigação de hoje estimular, incentivar e preservar cada vez mais a cultura naquilo que ela tem de mais importante que são suas raízes”, declarou o governador, ao elogiar o trabalho realizado na administração da prefeita Ione Sobral.

Jackson também destacou a importância de elementos que representam a evolução da qualidade de vida da população, a exemplo da implantação do campus da Universidade Federal de Sergipe na cidade. “Isto é um elemento para promover a inclusão social através da educação”, reforçou Jackson, ao destacar o empenho do então presidente Lula para implantação do campus e da expansão da UFS em Sergipe.

Referência

Já a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, destacou a importância da resistência cultural que fez um evento desta natureza ser o único no país a realizar sua 37ª edição. “Há 37 anos, este encontro é uma marca de resistência da cultura popular sergipana, recebendo pesquisadores e turistas do país inteiro para contemplar o nosso diferencial, que é nossa riqueza, os nossos grupos folclóricos, o nosso teatro e a nossa dança. A cidade se transforma na capital da cultura popular durante a realização deste encontro”, salientou a secretária, ao destacar o trabalho da atual prefeita que, segundo ela, redimensionou a importância do encontro.

A prefeita Ione Sobral fez questão de agradecer ao governador Marcelo Déda, ao governador em exercício Jackson Barreto, fazendo questão de destacar que diversas obras na cidade tiveram o apoio de Jackson desde quando era deputado federal, a partir de emendas ao orçamento da União. “Graças a todos os companheiros trabalhadores da Prefeitura de Laranjeiras, ao Governo do Estado e aos diversos parceiros que colaboraram, só assim este trabalho pôde alcançar este resultado. Temos esse êxito porque vocês se somaram”, destacou a prefeita.

Ela também fez questão de registrar pelo conjunto de investimentos proporcionados pelo Governo do Estado na cidade que, segundo ela, são referências sem precedentes de investimentos no município.

Prestigiaram o evento, os secretários de Estado da Casa Civil, Jorge Alberto, do Turismo, Elber Batalha Filho, e da Agricultura, José Macêdo Sobral, além do secretário municipal de Cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes, diversos representantes de órgãos que trabalham a cultura, parlamentares como o senador por Brasília (DF), Rodrigo Rollemberg, dentre outras autoridades.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.