[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Unidade de Saúde da Família (USF) Celso Daniel, localizada no bairro Santa Maria, em seus quase cinco anos de funcionamento, vem ampliando cada vez mais o número de atendimentos realizados. Já são 4.072 famílias assistidas, divididas entre o conjunto Padre Pedro, Loteamento Marivan e Prainha, que dependem totalmente do Sistema Único de Saúde (SUS) oferecido na unidade.

Segundo o gerente da unidade, Anselmo Oliveira, por dia aproximadamente 500 pessoas passam pelas salas ou consultórios médicos, sendo que a maior população assistida está na faixa etária dos 20 aos 39 anos, seguidas pelas crianças. “A unidade recebe um total de 15.680 pessoas e os atendimentos não são apenas consultas, mas também outros serviços como curativos, aplicação de aerosol, curativos etc”, informou. Uma população maior do que a do município de Arauá, por exemplo (11.092 -IBGE/2005).

São cinco equipes da saúde da família, sendo que cada uma delas possui um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde. Há também mais três dentistas, uma assistente social, dois pediatras e um ginecologista para toda a unidade. O serviço médico odontológico é um dos mais procurados, ao lado da procura de medicamentos na farmácia existente na unidade.

“São retirados aproximadamente dois mil itens todo o mês, que incluem medicamentos para as doenças mais comuns e também para os programas de hipertensão, diabetes e planejamento familiar com os preservativos e anticoncepcionais. Toda semana são repostos os medicamentos da farmácia, que é muito boa e permite à população um bom acesso à medicação”, relatou o gerente.

A moradora do conjunto Padre Pedro, Valdirene Maria de Souza, mãe de cinco filhos, atesta o bom funcionamento da farmácia. “Já retirei remédio aqui várias vezes, sempre que precisei eu encontrei e isso é muito bom, porque nem sempre a gente tem condições de comprar”, confirmou. Além da unidade Celso Daniel, mais duas unidades (Dr. Osvaldo Leite e Elizabete Pitta) reforçam o serviço de saúde no bairro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.