[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou ontem no Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps), um ciclo de capacitações com todos os profissionais que atuam na Rede de Atenção Básica do município, tendo como tema a Violência Intrafamiliar. A capacitação terá uma duração de 30 dias e é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do programa Saúde da Mulher, e do Ministério da Saúde.

A capacitação passa pelo seu segundo momento, onde o público alvo desta vez são os trabalhadores que atuam nas unidades de saúde da família (USF). No primeiro momento a capacitação se dirigiu a um público de aproximadamente 100 pessoas, entre gestores da SMS, representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e representantes de instituições parceiras como o Ministério Público Estadual (MPE), Delegacia de Grupos Vulneráveis, Delegacia Especializada da Mulher, Conselho de Direitos da Criança, Conselho de Idoso, União Brasileira das Mulheres, entre outros. Agora é a vez de todos os profissionais que atuam na rede de Atenção Básica, entre eles, médicos, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais e administrativos serem capacitados.

De acordo com a coordenadora do programa Saúde da Mulher, Sayonara Carvalho, a proposta inicial da SMS foi de capacitar os gestores sobre o assunto para que eles se sensibilizem com o tema e criem condições para o apoio às equipes na prevenção da violência e para o cuidado às suas vítimas. Sayonara explica ainda que essa é a primeira vez que a violência intrafamiliar é tratada em oficinas de capacitação para profissionais da Saúde Municipal.

“O objetivo da capacitação é de sensibilizar os profissionais da saúde sobre a importância deles no atendimento às pessoas que sofrem com algum tipo de violência, que está sempre presente quando se trata no convívio entre pessoas”, alerta a coordenadora da capacitação, Yara Verônica Couto. De acordo com a coordenadora, na capacitação estão sendo discutidas as mais variadas formas para o apoio e prevenção das pessoas vítimas da violência, através de situações do cotidiano, palestras e discussão em sala para a criação de meios para amenizar o problema.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.