[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os jovens de Aracaju com idade entre 18 e 24 anos que concluíram a 4ª série do Ensino Fundamental, mas não concluíram até a 8ª série, que também não tenham vínculo empregatício e quiserem concluir em um ano a segunda fase do Ensino Fundamental devem se apressar e fazer a inscrição no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). O programa do governo Federal irá beneficiar três mil jovens. De acordo com a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, restam poucas vagas, pois até o final da tarde de ontem, mais de 2.500 jovens já haviam garantido a participação no projeto. A ação sócio-educativa é o resultado da união da Secretaria Nacional de Juventude e a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Tereza Cristina informou ainda que as aulas do projeto em Aracaju, que serão ministradas nas salas existentes nas três estações do Projovem, estão previstas para iniciar em 24 de novembro de 2005. O projeto será desenvolvido na capital por conta da parceria entre as secretarias municipais da Educação, de Governo, da Assistência Social e Cidadania, e do Trabalho e Renda. As inscrições serão encerradas no dia 15 de outubro e devem ser feitas pelo telefone 0800 6427777, quando o interessado deverá informar alguns dados, como nome completo, nome dos pais, endereço onde reside e os números da Carteira de Identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Os matriculados terão aulas ininterruptas durante 12 meses e receberão bolsa mensal no valor de R$ 100, que serão custeadas pela organização nacional do Projovem, que também será a responsável pelo fornecimento do lanche e pelo pagamento do salário dos professores, que em Aracaju será de R$ 700, valor encontrado pela coordenação nacional tendo como base o plano de carreira do magistério municipal. Os estudantes também aprenderão uma profissão, pois terão aulas profissionalizantes que serão ministradas por professores devidamente capacitados e que vão preparar os alunos para o desenvolvimento de atividades de interesse comunitário.

Nas três estações do Projovem serão atendidos os jovens com idade entre 18 e 24 anos de quase 40 bairros da capital, incluindo também as localidades da zona de expansão, a exemplo do povoado Mosqueiro. Nelas, os estudantes receberão além dos conhecimentos didáticos referentes às séries da segunda fase do Ensino Fundamental, conhecimentos que serão passados através de eventos culturais e esportivos. Farão parte do projeto 100 professores de Ensino Fundamental com formação em nível superior, 20 educadores profissionalizantes e 10 assistentes sociais, todos devidamente capacitados pela coordenação nacional do Projovem.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.