[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Conselho Municipal de Assistência Social, com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), encerrou o período das Pré-Conferências da Assistência Social, que marcam os preparativos para a participação da comunidade na Conferência Municipal da Assistência Social, que será realizada nos dias 8 e 9 de agosto, em Aracaju. A última Pré-conferência aconteceu no Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) Gonçalo Rollemberg Leite, envolvendo os moradores dos bairros da área de abrangência do 5º Distrito.

O Quinto Distrito engloba os bairros Lamarão, José Conrado de Araújo, Jardim Centenário, Soledade, Santos Dumont, Olaria, Matadouro, Veneza, São Carlos e Bugio. Neste evento, foram eleitos 66 delegados, sendo 33 representantes de organizações governamentais e 33 não governamentais, que participarão da Conferência Municipal com direito a voz e voto.

Assim como em todos os encontros, os participantes interagiram bastante com a organização do evento e puderam opinar e sugerir melhorias para a implantação e efetivação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). A assistente social Valeria Feitosa Andrade, membro do Conselho Municipal da Assistência Social e integrante da Comissão de trabalho nas Pré-conferências, analisou a importância dos encontros.

“Um momento muito positivo, no qual, todos nós, profissionais e usuários, podemos interagir e avaliar a política do SUAS”, comentou. “A participação do usuário do SUAS é um ponto bastante importante, pois são eles que sabem as necessidades de atendimento e ninguém melhor que eles para sugerir as melhorias”, ressaltou a assistente social. “A partir desse debate, nós com certeza poderemos redirecionar alguns pontos fundamentais da política de assistência e a sociedade contribuiu efetivamente”, complementa Valeria.

Os participantes ficaram empolgados com o encontro. Valdinice dos Santos, representante do Instituto e Creche Menino Jesus, localizada no bairro São Carlos, ressaltou a importância de sempre participar destes eventos promovidos pelo Conselho e pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. “São oportunidades muito interessantes”, resume. “Com o que aprendemos e discutimos aqui nós podemos levar ao usuário o conhecimento e direcioná-los a procurar sempre os órgãos responsáveis para atender àquela determinada situação. Como profissional esta é uma oportunidade de aprender e também de passar aquilo que vivenciamos no dia a dia do trabalho”, observou Valdinice.

Maria Antônia Bomfim, também representante do Instituto e Creche Menino Jesus, também observou os benefícios do encontro. “Além de crescer profissionalmente, esta é uma oportunidade de sugerirmos também melhorias para o sistema, pois nós estamos diretamente interligados com a política da Assistência Social”, completou Maria Antônia.

Os adolescentes também tiveram participaram ativamente dos debates. Jonatah Wesley Santos, 15, integrante do Programa Agente Jovem, cujas atividades são realizadas pela Semasc no bairro Lamarão, não escondeu a satisfação de participar do evento. “É a primeira vez que participo de um evento como este e acho bastante importante como um aprendizado e também para entrar em contato com pessoas novas. Uma experiência muito especial”, ressaltou o jovem.

A assistente social Lizandra Vieira de Oliveira, presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, fez questão de salientar os objetivos e os principais aspectos das Pré-conferências como também a importância da Conferência Municipal. “Além de mobilizar, capacitar e eleger os delegados para a Conferência Municipal, esta é uma oportunidade de se discutir a unificação do SUAS em todo país. Ou seja, mesmo que, em cada Estado, as necessidades e as prioridades sejam diferentes, a política de assistência precisa tomar o mesmo direcionamento em todo país. Por isso, também a importância desses encontros”, salientou a presidente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.