[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) deu início ao processo de seleção dos diretores, vice-diretores e coordenadores de ensino das unidades escolares das redes estadual e municipais inscritos no Programa Escola de Gestores. Esses profissionais participarão do curso de Especialização em Gestão Escolar, que ocorrerá no próximo ano. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) fez uma parceria com a UFS e o Ministério da Educação (MEC) para poder oferecer mais esta ferramenta de capacitação aos professores da rede pública.

As inscrições começaram no dia 26 de outubro e se encerraram no dia 21 de novembro, tendo extrapolado as 400 vagas abertas. Dentre os critérios estabelecidos pela UFS para fazer a seleção dos inscritos, está a observância dos números do Ideb do estabelecimento de ensino da qual o candidato faz parte. Esta iniciativa objetiva preparar os profissionais das escolas com o Índice de Desenvolvimento Educacional baixo, para que a unidade escolar possa melhorar seu resultado.

O diretor do Departamento de Recursos Humanos Estratégico da Seed, professor Jorge Costa, afirmou que este é um programa que está em ação em todo o país. Seu objetivo principal é atualizar os gestores na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social.

Por se tratar de um curso que visa ter a escola como laboratório, o diretor do DRHE avalia a sua importância como “uma oportunidade de pôr em prática os conhecimentos do curso na escola durante todo o processo de formação”.

O curso

O programa de formação dos gestores da educação básica “Escola de Gestores” tem como público-alvo o diretor, vice-diretor e o coordenador da escola. Poderão participar apenas dois representantes por escola. Foram distribuídas 200 vagas entre as escolas públicas estaduais e municipais, sendo 50% para cada rede.

A capacitação será na modalidade a distância e terá 400 horas/aula distribuídas em 40h/a de encontros presenciais nos polos da Universidade Aberta do Brasil-UAB/SE, e 360h/a a distância, totalizando 18 meses de duração.

Para ingressar no programa, os candidatos passarão por uma pré-seleção, e cada universidade realizará um processo seletivo para o ingresso no curso. Este processo seletivo acontece em duas etapas: pré-inscrição feita, e em seguida, uma seleção técnica feita pela UFS.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.