[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Após a implantação do programa Um Computador por Aluno (UCA), mais de 3.500 crianças e adolescentes em idade escolar tiveram suas vidas modificadas no município de Barra dos Coqueiros no Estado de Sergipe. O projeto UCA é uma iniciativa do Governo Federal que tem o objetivo de promover a inclusão digital e a utilização da informática como uma eficiente ferramenta pedagógica.

O município de Barra dos Coqueiros foi escolhido para sediar o programa em Sergipe porque apresentou todas as condições necessárias exigidas pelo Ministério da Educação. Foi estabelecido como critério para a implantação do projeto UCA um município que apresentasse aproximadamente três mil alunos em toda a rede pública, espaço físico adequado e viabilidade técnica; o governo estadual garantiu as adequações necessárias através da Secretaria de Estado da Casa Civil em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

Nesta fase inicial foram entregues 4.027 computadores portáteis (laptops) a todos os alunos e professores de todas as escolas estaduais e municipais, atendendo a demanda de povoados distantes onde o acesso é difícil com veículo motorizado, como é o caso do povoado Olhos D’água, onde foi instalada internet gratuita e todos os alunos e professores da escola municipal Joaquim Montalvão receberam seus laptops.

A moradora do povoado Sérgia de Jesus, mãe de cinco alunos da Joaquim Montalvão, revelou que nunca aprendeu a ler nem a escrever, no entanto, seus cinco filhos são alfabetizados. “Depois que os meninos ganharam esse computador eles ficam entretidos nele o dia todo, e eu gosto, porque eu recebo o Bolsa Família, e eles, ao invés de precisarem trabalhar comigo, ficam é estudando, e aqui na minha casa nenhum deles se meteu com drogas”. Sérgia complementou ainda que seus filhos aparentam estar mais inteligentes “Eu fico só olhando e é tanta coisa bonita que eles botam para eu ver, esses meninos estão todos mais inteligentes, até o falar deles mudou, sem falar do comportamento, que os computadores deixaram eles mais quietos”, relatou Sérgia.

Já no centro do município de Barra dos Coqueiros a nova realidade também mudou a rotina dos moradores do local. De acordo com o empresário, José Carlos, dono de um estabelecimento do ramo de lanches, “os adolescentes que estão matriculados nas escolas não ficam mais nas ruas com algazarras e se metendo em confusões, agora eles ficam aqui na praça da igreja cada um com seu computador acessando a internet e tudo quietinho, porque cada um tem o seu. Todas as noites ficam dezenas de meninos aqui, tudo na internet”, falou o empresário.

O equipamento utilizado para fins estritamente educativos foi desenhado a partir de padrões estabelecidos pelo Inmetro e é adaptado com um sistema de segurança que impede o funcionamento do equipamento após um determinado prazo sem a conexão com a rede física da escola, além de possuir bloqueio de acesso a páginas de conteúdo inadequado à proposta educacional.

Para a moradora do conjunto Prisco Viana, Amabelle Carvalho, a implantação do UCA junto ao Sergipe Internet foi fundamental até para melhorar a segurança do local. “Apesar de eu não estudar em escola pública, vejo claramente os benefícios desse projeto na vida de meus colegas. Agora eles ficam na pracinha jogando e ninguém mexe porque o policiamento foi intensificado, sem falar que eu acesso a internet gratuita da minha casa”, informou a estudante.

Para a educadora Vânia Maria, docente da maior escola estadual do município, Escola Estadual Dr. Carlos Firpo, pode-se afirmar com toda certeza que a realidade da Barra dos Coqueiros agora é outra. A professora explica que os computadores estão sendo utilizados em absolutamente todas as disciplinas. “Até as provas estão sendo realizadas nos computadores, sem falar nas pesquisas e no acesso fácil dos alunos a livros e obras literárias”, disse a professora, complementando que o colégio vive um outro momento, pois os meninos estão mais responsáveis e mais comprometidos com cuidado com os computadores.

Todas as escolas de Barra dos Coqueiros estão comprometidas com a campanha Sergipe Contra o Crack e a Favor da Vida implantada pelo Governo de Sergipe, cujo objetivo é conscientizar a população sobre os perigos da droga. A coordenadora Vânia Maria informou que os computadores estão sendo utilizados também para mobilizar a juventude para a organização de uma gincana contra o crack que vai ser realizada em novembro com toda a rede pública estadual e municipal da cidade.

Além das 11 escolas atendidas pelo UCA em Barra dos Coqueiros, o município conta também com três pontos de zona Wi Fi  do ‘Sergipe Internet’ (projeto implantado pelo governo de Sergipe, que possibilita o acesso a internet gratuita em alguns pontos) que no município localiza-se na praça Santa Luzia, praça do Terminal de Integração Adailton Martins de Oliveira e na praça do conjunto habitacional Prisco Viana. Em São Cristovão, o UCA já está operando parcialmente no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, que foi contemplado com a entrega de 500 computadores para alunos e professores. Após a fase inicial o UCA vai atender parcialmente os municípios de Aracaju, Japaratuba, Moita Bonita, Poço Verde e Santa Luzia do Itanhi.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.