[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os usuários e os trabalhadores da Unidade Básica de Saúde Celso Daniel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão comemorando juntos os quatro anos de existência da unidade. As atividades serão realizadas nesta quinta-feira, dia 28, um dia após o Dia Nacional do Idoso, dia 27 de setembro. Com a temática “Combate à violência contra o idoso”, as comemorações começam pela manhã, às 8h30, com uma caminhada pelas ruas das proximidades da UBS.

Segundo o gerente da UBS Celso Daniel, Anselmo Menezes de Oliveira, as programações alusivas à data de aniversário da unidade de saúde e ao Dia do Idoso “pretendem chamar a atenção dos moradores do bairro para com o cuidado necessário à população idosa”.
O gerente afirma que no evento, os trabalhadores da SMS estarão divulgando o Estatuto do Idoso, para que todos possam ter acesso a informações relativas a esse grupo social, que possam respeitar as leis dos idosos e comemorar juntos os quatros anos de inauguração da UBS.

Após a caminhada dos idosos, na sala de espera da unidade Celso Daniel, será servido aos participantes um lanche com frutas. À tarde, às 15 horas, terá uma “celebração eucaristia”. Às 16 horas, um grupo de reisado infantil vai se apresentar. Esse grupo foi organizado pelos trabalhadores da unidade. Às 16h30, terá uma “roda de ciranda”. Ainda durante todo o dia, estarão expostas fotografias do bairro, produzidas pelas agentes comunitários que atuam nessa região.

Quatros anos

A UBS Celso Daniel trouxe um maior conforto e mais saúde para moradores do Santa Maria. A unidade Celso Daniel foi inaugurada no dia 28 de setembro de 2002. Segundo o gerente Anselmo Menezes de Oliveira, a UBS foi idealizada e construída por demanda apontada pela própria população durante o Orçamento Participativo, realizado pela Prefeitura de Aracaju, no conjunto Padre Pedro, do bairro Santa Maria.

Antes, esses usuários eram atendidos na UBS Geraldo Magela, no Conjunto Orlando Dantas, do bairro São Conrado. “O acesso à saúde do município era ruim em função da distância, do número grande de usuários e de todo o tipo de risco e de violência no trajeto para aquela unidade. Além disso, o sistema ficava estrangulado para ofertar os serviços da saúde municipal para as populações de dois bairros”, lembra Anselmo Menezes.

Hoje, em um prédio arejado e equipamentos modernos, Celso Daniel conta com cindo equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Ao todo, a unidade atua com 65 funcionários e atende a cerca de 17 mil pessoas, cadastrado no Sistema de Informação de Atenção Básica. Dos usuários, a UBS Celso Daniel tem cadastrados cerca de 100 idosos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.