[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, assistentes sociais de cinco UBS da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão realizando ações educativas, de prevenção à violência e de lazer em defesa da harmonia nas relações entre os idosos e as famílias desses.

As atividades integradas acontecem nos dias 26 e 27 de setembro e envolvem as unidades de saúde Ávila Nabuco (bairro Médice), Augusto César Leite (bairro Santa Tereza), Dona Sinhazinha (avenida Hermes Fintes), Marx Carvalho (bairro Luzia), Fernando Sampaio (conjunto Castelo Branco).

Programação

Nessa terça-feira feira, dia 26, as programações foram realizadas no Salão Paroquial da Igreja São José Operário. A igreja fica localizada na avenida São João Batista, no Conjunto Castelo Branco. À tarde, às 14h30, teve palestra interativa com o tema “Idoso e família harmonizando relações”, apresentação musical e dinâmica de grupo, com a temática “celebrando a harmonia”.

Já nesta quarta-feira, dia 27, no Dia Nacional do Idoso, pela manhã, cerca de 250 pessoas da terceira idade vão sair em caravana para um passeio. Eles vão passar o dia em uma chácara no povoado Cabrita, no município de São Cristóvão. “Estaremos proporcionando um dia de lazer. Na chácara, eles terão acesso ao um lugar agradável, com piscina e ainda atividades recreativas, com bingo e outras brincadeiras”, conta a assistente social da UBS Dona Sinhazinha, Vilma Mendes.

As assistentes sociais envolvidas na programação ao Dia dos idosos são Vilma Mendes, da UBS Dona Sinhazinha; Isabel Cristina, da UBS Fernando Sampaio; Mary Nadja Aragão, da UBS Mark Carvalho; Marta Nascimento, da UBS Augusto César Leite e Maria das Graças, da UBS Ávila Nabuco. Segundo Vilma Mendes, dessas cinco unidades, os grupos de idosos mais organizados estruturados e com tradição são os do Castelo Branco e do bairro Médice.

Harmonia

De acordo a assistente social, as unidades de Saúde da SMS no Dia do Idoso estarão abordando a “harmonização nas relações”, porque segundo ela, a grande maioria das famílias ainda não está preparada para conviver com os idosos. “Nas visitas em domicílio estamos identificando os problemas e ressaltando, dentre outras alternativas, a importância de proporcionar o lazer ao idoso, como uma necessidade básica de qualquer ser humano”, diz.

“A nossa intenção é descobrir juntos as dificuldades das famílias em se relacionar com os idosos. Queremos saber o que é comum a todas essas unidades para fazermos um trabalho em conjunto. Assim, podemos movimentar mais esses grupos e socializarmos os problemas e as soluções encontradas em cada unidade”, explica a assistente social, Vilma Mendes.

Ela ainda ressalta que das atividades desenvolvidas nas UBS, os grupos de hipertensos e diabéticos têm proporcionado a formação de grupos idosos. Em algumas localidades, essas ações avançaram com atividades de educação física, de canto, passeios recreação, passeios e palestras.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.