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A Secretaria de Estado da Educação realizou na manhã desta quarta-feira, 1º, no Centro Qualificação de Pessoal, Oficina do Progestão para capacitação de 34 tutores municipais. O Progestão é um programa de formação continuada, cujo objetivo é formar lideranças educacionais comprometidas com a construção de um projeto de gestão escolar eficiente.

Na oportunidade, foi trabalhada a sistematização do Modulo I pelos grupos de estudos. O Modulo I consiste em reconhecer a função social das escolas ao longo da história, explicar as demandas diversas do mundo atual, em âmbito global (nacional e internacional) e suas implicações para a educação. Depois de trabalhado o Modulo I com os tutores municipais, estes, por sua vez, repassaram os conhecimentos adquiridos na oficina aos seus municípios.

Jucileide Dias Aragão, coordenadora Estadual do Progestão, enfatiza a importância do Programa para a gestão das escolas e a melhora no sistema educacional. “Esse programa proporciona boas práticas sociais marcadas pela participação da comunidade escolar na busca da gestão democrática e participativa da educação. Eu era professora no início do Programa e pude observar a mudança de postura dos gestores. A socialização dos conhecimentos, planejamento das ações, redução dos índices de evasão, transparência e compartilhamento de informações sobre as unidades de ensino foram alguns dos avanços alcançados com a implantação do Progestão”, ressaltou a coordenadora.

Função da Escola

A coordenadora de Polo, Ana Lúcia Muricy, explica que o Modulo I busca trabalhar a função social da escola. “Inicialmente, solicitamos que os tutores visitassem as escolas e realizassem enquetes para saber o que a comunidade escolar espera da escola. Qual a função da Escola?”.

O professor Danival Falcão, coordenador do Polo, reforça que a escola deve dialogar com a comunidade para que juntos possam construir mudanças positivas dentro do processo de aprendizagem. “A escola vai além de um espaço de reprodução. É preciso que a própria escola avalie o seu papel, e é justamente isso que vamos trabalhar neste primeiro módulo”, explicou o multiplicador.

Geska Silva, tutora do município de Capela, diz que a maioria dos alunos da Escola Municipal Honorino Leal acredita que a escola proporciona uma vida melhor e a oportunidade de conquistar um bom emprego. “Eles vêm à escola como a possibilidade de mudar de vida”.

Um dos depoimentos exibidos dentro do Modulo I foi o de Maria Gilvânia do Santos Silva, mãe de aluno. Segundo ela, a escola tem a função de educar, instruir e preparar as crianças para que possam enfrentar os diversos desafios na vida em busca de uma realização. Já a professora Enercila Maria Dantas Souza diz em seu depoimento que a função da escola é socializar a produção do conhecimento e da cultura na sociedade. “Esse é o objetivo inicial para que escola foi criada. No entanto, além de contribuir para a partilha dos saberes historicamente construídos e acumulados, a escola não pode se esquivar de valorizar e aproveitar o saber popular que os educados trazem de sua experiência social”.

Articulação

Ivanete dos Santos, coordenadora administrativa do Progestão, ressalta que o programa passou credibilidade para os municípios que vêm aderir ao programa. “Quero parabenizar o secretário Belivaldo Chagas por sua postura, pois ele soube muito bem trabalhar e articular com os municípios”, ressaltou.

Na opinião de Evandro Rocha, tutor de Itabaiana, o Progestão traz um suporte técnico para o aperfeiçoamento das práticas gestoras do município de Itabaiana, e dá condições para a implementação de habilidades e competências do dever ser da escola. “Pretende-se transformar a escola num espaço de aprendizagem mais profícua com eficácia e eficiência. As escolas municipais itabaianenses só tem a ganhar com os profissionais comprometidos com a gestão escolar que demanda aprendizagem”, avaliou o tutor. 

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