[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Pela primeira vez em seus 143 anos, o Palácio-Museu Olímpio Campos, ex -sede do governo estadual, estará aberto para visitação do público. Após passar por um processo de restauração, que começou em 2007, o Palácio abrirá as portas para curiosos, turistas, e alunos interessados em sentir de perto fragmentos da história política do estado, recontada por objetos pessoais, mobiliários da época e peças de arte. Com o objetivo de ressaltar a importância do patrimônio, a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) convidou representantes do Trade e da imprensa local para uma visitação ao Palácio, na manhã desta sexta-feira, 23.
 
Após a visita ao Palácio-Museu Olímpio Campos, a comitiva seguiu para a cidade de Santana de São Francisco – na região do Baixo São Francisco -, onde a produção de artesanato tipicamente sergipano é intensamente realizada. De acordo com o presidente da Emsetur,  José Roberto Lima, a excursão combinada para o Palácio e o município tem o intuito de incentivar a diversificação de pontos e destinos turísticos, além de visar a otimização do roteiro da foz do rio São Francisco. “O interesse da Emsetur é fazer os interessados conhecerem outros atrativos, como quando recentemente apresentamos o ponto de salto no Parque da Cidade, onde tem uma vista belíssima”, destacou o presidente.
 
Volta no tempo
 
A passagem pelas salas, compartimentos, cômodos e corredores é uma volta ao passado. Ainda no andar térreo do Palácio, o visitante é recebido por uma maquete que remonta à cidade de Aracaju na década de 20, com destaque para o bondinho e o famoso cinema Rio Branco. Guiados pela coordenadora da área museológica do Palácio Olímpio Campos, Isaura Ramos, os visitantes seguem para a sala destinada às obras importantes do estado, que abriga, por exemplo, a tela do pintor sergipano Horário Hora, ‘Miséria e Caridade’.

Em seguida, a imponente escadaria conduz os visitantes ao andar de cima. Na sala de espera, com mobiliário original, fotos homenageiam os ex-governadores Seixas Dórea e Graccho Cardoso. Na sala de despachos, medalhas e documentos pessoais do ex-governador Paulo Barreto. “Outros objetos pessoais de ex-governadores ainda estão passando por um processo de catalogação técnica para entrarem em exposição”, explicou Isaura Ramos. A sala conduz ao salão de festas decorado e ao púlpito – espécie de sacada, através da qual os governadores faziam declarações ao povo.
 
A visita passa ainda pelo salão nobre, onde são condecoradas personalidades com a medalha Aperipê (maior condecoração do estado); pelo quarto do governador; pela majestosa sala de jantar; pelo quarto de hóspedes onde pernoitou o ex-presidente Castelo Branco; e por um quarto decorado em homenagem às mulheres mais importantes na evolução política do estado. “Em todos os quartos priorizamos a nossa renda irlandesa, que é patrimônio nacional”, relatou Isaura Ramos, sobre os detalhes da decoração.
 
No gabinete do governador, a cadeira de despachos da década de 20 ainda está presente. “Durante o período em que o governador do estado não esteja despachando no Palácio, os visitantes, isolado por um cordão, podem chegar perto e observar o gabinete”, explicou a coordenadora.
 
Turismo
 
Guia turística há 18 anos, na cidade de Aracaju, Beijanine Abadia comemorou cada detalhe da restauração do Palácio Olímpio Campos, e ressaltou o valor agregado de um monumento histórico que pode ser observado de tão perto. “Observar a história política e artística do estado pelo lado de dentro fortalece a auto-estima sergipana, aumenta o reconhecimento. Para o turista é uma atração à parte, e ainda por cima dizer que ele pode até encontrar o governador será sensacional!”, exaltou.
 
Para Hamilton Nascimento, empresário do ramo receptivo em Aracaju, a entrega do Palácio Olímpio Campos será o maior presente em termos de cultura para o estado nos últimos anos. “Pode ter certeza que o Palácio será parada obrigatória para o ‘city tour’ pela importância cultural e artística, e ficará guardado na memória de todos que o visitarem”, apontou o empresário.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.