[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na manhã desta terça-feira, dia 04, o prefeito Marcelo Déda assinou um contrato que possibilitará a recuperação dos aspectos físicos e simbólico-culturais da Ponte do Imperador, considerada como um dos principais monumentos da cidade. A realização é fruto da parceria entre a Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju – Fundação Cultural Cidade de Aracaju -, com a Petrobras e visa implantar o primeiro museu de rua de Aracaju.
A solenidade ocorreu na própria ponte e contou com a presença do vice-prefeito, Edvaldo Nogueira; do presidente da Cehop – Companhia Estadual de Obras Públicas, Arivaldo Andrade, representando o governador; do presidente da Funcaju, Francisco Santos; do gerente-geral da Unidade de Negócios de Exploração e Produção da Petrobras para Sergipe e Alagoas, Paulo Manoel de Mendonça; da secretária de Planejamento, Lúcia Falcon; da chefe do Cerimonial da prefeitura, Ana Medina, que é autora de uma importante publicação sobre a ponte, dentre outros secretários municipais, vereadores e autoridades.
Pelo convênio, a Petrobras entrará com 50% dos custos, patrocinando a implantação do Projeto Museu de Rua que prevê a criação de um espaço com maquetes eletrônicas e mapas da cidade relembrando a Aracaju dos anos 20, acervo fotográfico e informações sobre tradições culturais e aspectos de interesse turístico da capital, além de descritivo histórico sobre a própria ponte e sua importância para o povo de Aracaju.
O projeto visa a criação de uma fonte de referência com subsídios para estudantes, pesquisadores e turistas sobre a história da urbanização da capital.
Paralelamente a prefeitura se compromete a promover a recuperação do aspecto físico da ponte, reformando sua estrutura e readequando-a, respeitando as características arquitetônicas originais, a se tornar um aprazível local para contemplação dos aracajuanos e visitantes. No projeto está prevista a implantação de iluminação específica para destacar e valorizar a beleza arquitetônica do monumento durante a noite.
“A Ponte do Imperador é um marco da identidade do aracajuano com a sua terra. E um marco como este, com uma carga afetiva tão forte, não poderia merecer o desprezo ao qual estava condenado. A essência desse monumento representa a abertura de Sergipe e de Aracaju para o mundo e são essas marcas históricas que serão recuperadas para conhecimento de todos os habitantes da cidade e visitantes, transformando-se num novo espaço cultural para a sociedade através desta importante parceria com a Petrobras”, disse o prefeito Marcelo Déda.
A estrutura também prevê, além da presença de guardiões municipais para orientar a preservação, a presença de técnicos da área de turismo para fornecer informações e distribuir material, roteiros turísticos e folheteria em geral, interagindo para o estímulo à vocação turística de Aracaju.

EVENTOS IMPORTANTES

Na Ponte do Imperador grandes personalidades de nossa história desembarcaram, sendo sempre palco das maiores manifestações públicas dos sergipanos.

– 1860 – chegada do Imperador D. Pedro II e comitiva;
– 1884 –chegada do defensor dos escravos, Francisco José Alves, com grande manifestação de populares;
– 1889 – chegada triunfal do governador Felisbelo Firmo de Oliveira Freire;
– 1896 – desembarque de Martinho Cezar da Silveira Garcez, presidente eleito de Sergipe;
– 1906 – desembarque do líder político Fausto Cardoso quando reeleito em 1906, foi considerado um evento apoteótico;
– 1923 – chegada do marechal José Joaquim Pereira Lobo, ex-presidente do estado e senador federal;
– 1924 – chegada de Maurício Graccho Cardoso, presidente do Estado, quando retornou de sua breve estada no Rio de Janeiro;
– 1927 – chegada do presidente da República, Washington Luís Pereira de Souza, em visita a Sergipe;
– 1942 – chegada do coronel Augusto Maynard Gomes e família, quando assumiu a Interventoria do Estado, teve aspecto grandioso;
– 1984 – local do grande comício das “Diretas Já”, cerca de 30 mil pessoas compareceram ao evento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.