[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Maior abrangência, humanização e eficiência é o que propõe a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a transferência dos serviços assistenciais da Unidade de Saúde Pedro Averan para Unidade de Saúde da Família (USF) Cândida Alves. Problemas referentes à antiga estrutura do prédio, como falta de higienização e condições sanitárias, além do pequeno espaço físico, foram pontos levados em conta na reunião ocorrida no último dia 17, em que moradores, Conselhos locais e Municipal de Saúde decidiram pela transferência da unidade.

Com a reforma e ampliação da USF Cândida Alves, as comunidades dos bairros Santo Antônio, Industrial e adjacências passaram a disponibilizar do conforto e da segurança de um atendimento mais humanizado e abrangente. Com a ampliação, a nova USF passou a ser a maior da terceira região, aumentando, portanto, sua capacidade de acolher.

A recepção foi ampliada para atender 120 pessoas sentadas, o que possibilita uma melhor atuação do serviço de acolhimento, serviço que qualifica o acesso da população ao atendimento igualitário. Levando-se em conta que a unidade está localizada numa área de grande concentração de usuários hipertensos e diabéticos, o atendimento a pessoas idosas ficou mais facilitado e melhor.

“Antes a antiga Unidade de Saúde Pedro Averan não proporcionava condições mínimas para se prestar um serviço mais humanizado. A unidade tinha apenas dois consultórios médicos e não possuía nenhuma equipe de saúde bucal. As pessoas se amontoavam na espera do atendimento, já que o prédio tinha um espaço muito limitado. Agora os usuários só precisam caminhar mais um pouquinho para disponibilizar de um serviço melhor, com salas de espera ampliadas, acolhimento, serviços odontológicos, tudo condizente com as normas de padronização da SMS”, explica a gerente da USF Cândida Alves, Jolene Feitosa Cruz.

A reforma ampliou o espaço da nova USF para mais de 370 metros quadrados, quase o dobro do antigo espaço, possibilitando o aumento de equipes de saúde da família. Agora os usuários que eram atendidos na antiga Unidade Pedro Averan podem contar na nova USF com todos os serviços disponibilizados na Rede de Atenção Básica. Na nova USF o número de consultórios médicos foram dobrados e a população poderá contar com um serviço mais eficiente.

Padronização
A proposta da atual gestão é oferecer um atendimento de qualidade semelhante ao disponibilizado na rede particular. Os investimentos rendidos à atenção básica na saúde pública de Aracaju possibilitaram a reforma, ampliação e padronização de mais de 80% das unidades de saúde de toda Rede. Todas USF já passaram por reformas, algumas delas ainda estão em fase final de acabamento. Só na 4ª região, Zona Norte, área de grande concentração e de parcelas mais necessitadas, a Prefeitura de Aracaju construiu cinco novas unidades e reformou e ampliou outras cinco.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.