[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador Marcelo Déda solicitou nesta segunda, 29, em Brasília, ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a ampliação dos repasses de custeio para Sergipe, a chamada transferência fundo a fundo. O ministro, depois de informar ao governador que, em 2010, nenhum estado foi ainda contemplado, assegurou que já na próxima semana os novos valores deverão ser definidos.

O aumento das transferências para Saúde é necessário em consequência do aumento do número de leitos implantados pelo Governo do Estado. Com a construção de dois novos hospitais regionais e a ampliação de outros seis, Sergipe ofertará outros 426 leitos hospitalares. Para tanto, há necessidade do aumento das transferências.

“O que queremos é garantir a presença do Ministério da Saúde na ampliação da rede de saúde, garantindo o funcionamento pleno dos hospitais regionais”, resumiu o governador. Para agilizar a demanda sergipana, a secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, presente à audiência, reuniu-se ainda nesta segunda com assessores do ministro.

Lagarto

Déda solicitou, ainda, que o ministro interferisse pessoalmente a fim de assegurar que o Conselho Nacional de Saúde autorize o funcionamento do Campus da Saúde de Lagarto já no segundo semestre de 2010. Com isto, explicou o governador, será possível realizar vestibular para os cursos de Medicina e Odontologia no meio do ano. As aulas poderiam, então, começar já no segundo semestre.

Ao ministro, o governador explicou que o Governo de Sergipe investiu R$ 3 milhões na adaptação de escola estadual, onde funcionariam os cursos durante o período em que o Campus estivesse em construção. Também neste pleito, Temporão mostrou-se disposto a colaborar com Sergipe.

UPAs

Temporão aceitou convite do governador para inaugurar duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) em Boquim e Simão Dias. Acompanharam o governador, o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Ulices Andrade, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e o representante do Estado em Brasília, Pedro Lopes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.