[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Renda, cidadania, inclusão e assistência social foram algumas das ações que a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) levou ao município de Aquidabã, distante 98 km da capital, através do programa ‘Sergipe de Todos’.

A Seides participou da 16ª edição do programa nesta sexta-feira, 26, com a entrega de quase 130 kits e certificados aos alunos que participaram dos cursos profissionalizantes de Inclusão Produtiva, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O governador do Estado, Marcelo Déda, participou da entrega.

De acordo com a secretária da Inclusão, Luci Silva, os cursos resgatam a autoconfiança da população de baixa renda. “A entrega dos certificados é o resultado dos trabalhos que a Seides tem realizado através do Departamento de Inclusão Produtiva. As oficinas serviram para capacitar profissionalmente os cidadãos para que se tornassem aptos a exercer uma profissão, resgatando sua autoestima e autonomia financeira. É importante levar cidadania através da renda para a população sergipana”, ressaltou.

A dona de casa Maria José Santos Silva, moradora do município de Graccho Cardoso, que fez o curso para preparação de bolos e tortas, demonstrou entusiasmo com a oportunidade proporcionada pelo Governo do Estado. “Esse curso foi importante porque não tínhamos meios para trabalhar, agora vou cozinhar e vender meus bolos no comércio para ganhar um dinheirinho”, comemorou.

Os kits e certificados dos cursos de preparação de bolos e tortas, doces e salgados, instalador elétrico e corte costura foram entregues aos alunos de seis municípios sergipanos: Nossa Senhora das Dores, Graccho Cardoso, Feira Nova, Itabi, Aquidabã e Cumbe.

Inclusão Social

No estande da Seides a população pode, com o auxílio da Unidade Móvel de Assistência Social (Umas), consultar o Bolsa Família e o Cadastro Único para fazer sua atualização cadastral e se informar sobre as condições necessárias para ter acesso ao programa. Para obter informações sobre o benefício pago pelo Governo Federal, o casal Géssica Souza e Francisco Salustiano percorreu 21 km até a sede do município. “Moramos no povoado Mucambo, mas viemos aqui para atualizar o cadastro do Bolsa Família, que é muito importante para nós”, contou o agricultor.

Segundo o coordenador Estadual do Cadastro Único (CadÚnico), José Carlos Ferreira, no município de Aquidabã cerca de 2,3 mil pessoas são beneficiadas com a Bolsa Família. “Atendemos a pelo menos 60 beneficiários hoje porque a Secretaria Municipal de Assistência está trabalhando junto conosco enquanto fazemos esse acompanhamento de consulta ao cadastro e averiguamos a próxima data de atualização”, salientou.

O Departamento de Assistência Social trouxe à Aquidabã informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e folhetos sobre a Lei Maria da Penha, que assegura os direitos das mulheres vítimas de violência.

Bem Mulher

Neste sábado, 27, no Espaço Sesp, a diretora da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Neuza Malheiros, irá proferir uma palestra sobre a Lei Maria da Penha. A apresentação integra o Programa ‘Bem Mulher’, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e voltado à saúde da mulher para prevenir e diagnosticar os cânceres de mama e ginecológico.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.