[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), adquiriu 18 telepluviômetros. Os aparelhos irão emitir informações que garantem segurança na avaliação das condições ambientais, recursos hídricos e prevenção de catástrofes provocadas pelo clima.

O primeiro aparelho foi inaugurado no último dia 20 no município de Nossa Senhora das Dores. Os demais 17 serão distribuídos entre as seis bacias hidrográficas existentes no Estado: Piauí, Sergipe, Japaratuba, Vaza-Barris, São Francisco e Poxim. Com a medida, Sergipe tornou-se o Estado com maior cobertura climática e meteorológica do país.

Para alcançar esse resultado, o Governo do Estado investiu e tem investido na ampliação das Plataformas de Coleta de Dados (PCD). Hoje Sergipe já conta com 13 plataformas, quando antes existiam apenas três unidades. O custo aproximado de cada uma delas em pleno funcionamento é de mais de 35 mil dólares.

O serviço é fruto do investimento do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, através do Programa de Instalação e Modernização de Centros Estaduais de Meteorologia, estrutura que possibilitou a instalação de uma rede meteorológica em todo o Estado e aquisição de equipamentos de suporte ao sistema, no que triplicou a capacidade informação.

As estações meteorológicas funcionam em Carira, Poço Verde, Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória, Riachão do Dantas, Simão Dias, Japaratuba, Itabaiana, Estância, Itabaianinha, Propriá e Brejo Grande.

Telepluviômetro

Todo o processo de leitura de dados inerentes à incidência de chuvas e umidade do solo de cada um dos 75 municípios do Estado é realizado via satélite. As informações captadas pelo telepluviômetro são lançadas para as Plataformas de Coleta de Dados (PCD), também implantadas pelo Governo do Estado, e em seguida emitidas para o Centro de Meteorologia da Semarh (Cemese).

Com a instalação dos telepluviômetros, os ganhos com o monitoramento do clima e em especial da densidade de cobertura de chuvas em todo o Estado ficaram ainda mais precisos, uma vez que o mecanismo possibilita a análise pormenorizada dos dados relativos à condição do tempo para montagem das previsões.

Outras peculiaridades do telepluviômetro, aparelho importado dos Estados Unidos, é de oferecer informações sobre entrada e saída de água das bacias hidrográficas, do ciclo hidrológico da água a partir do monitoramento das chuvas, proporcionar a preservação do meio ambiente e ainda de oferecer informações para a agricultura e pesquisas nas áreas afins.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.