[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na última terça-feira, 26, o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana, participou do 1° Congresso Estadual Extraordinário dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Sergipe (Fetase), realizado no Centro de Treinamento da instituição, no Conjunto Rosa Elze, em São Cristóvão. O evento se prolongará até esta sexta, 29, com a participação de 151 delegados e delegadas de sindicatos rurais de Sergipe. O objetivo do evento é analisar a conjuntura política e econômica internacional, nacional e de Sergipe e as condições de vida e de trabalho da categoria trabalhadora rural de Sergipe.

O secretário Paulo Viana enfatizou as políticas publicas do Governo Estadual, destacou a importância do Congresso e a sintonia do desempenho da Fetase na organização dos produtores, e acentuou o salto qualitativo da agricultura familiar em Sergipe, que se destaca como símbolo da produção de alimentos, ultrapassando estados tradicionalmente produtores e atingindo o segundo lugar no Nordeste na produção de milho.

O secretário também creditou às mudanças que o Governo empreendeu a participação destacada de agricultores familiares. Citando que até nas exposições agropecuárias, vêm arrebatando premiações nos concursos leiteiros, antes privilégio de grandes criadores. Citou a recuperação do serviço de assistência técnica, que se encontrava praticamente extinto, incorporando mais de 200 novos veículos, saindo do baixo índice de atendimento em 2006, em torno de 14 mil agricultores, para 40 mil em 2009, com metas mais ousadas de ultrapassar esse patamar, em razão da determinação do governo Federal através do Plano de Assistência Técnica e Extensão Rural que ampliará a cobertura em todo País.

“É óbvio que todo esse esforço dos Governos estadual e federal tem contado com a determinação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, razão pela qual as políticas públicas provocam o processo de diversificação de culturas. Estamos em contato com a Embrapa da Paraíba para dar suporte à cultura do algodão. Para tanto, porém, iremos ouvir os empresários do setor e a disposição em adquirir toda a produção advinda da agricultura familiar, para a partir daí, contratos fixados e assinados, estimular a retomada da  cultura do algodão em Sergipe, com o apoiamento do Governo Estadual, através da assistência técnica  e do respaldo do Banese e demais bancos oficiais que trabalham com o Pronaf”.

Presenças

Tambem participaram do congresso Edvaldo Góes, da Central dos Trabalhadores Brasileiros (CTB), Natalino Cassaro, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); a deputada estadual Tânia Soares; o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Adailton Santos; Augusto Fábio, do Instituto Nacional de Seguridade Social; Jorge Tadeu Jatobá, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária; João Eudes, do Banco do Nordeste; Carlos César Valadares, da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe e Bosco Rolemberg, representante da Prefeitura de Aracaju.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.