[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante da 16ª edição do programa Sergipe de Todos, que aconteceu nesta sexta-feira, 26, a Secretaria de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano (Seplan) e a Empresa de desenvolvimento Sustentável de Serpe (Pronese) levaram para  cidade de Aquidabã, a 98 km da capital, informações e serviços oferecidos através de programas e projetos desenvolvidos pela secretaria e órgão vinculado.

“Estamos aqui para oferecer os nossos serviços e informar sobre as ações e os diversos programas concebidos pelos governo do Estado para melhorar a vida dos cidadãos, no caso desta edição da caravana da cidadania, focados no território do Médio Sertão Sergipano”, disse Lúcia Falcón, Secretária de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano.

“O ‘Sergipe de Todos’ é uma oportunidade não só de aproveitar os serviços oferecidos pelas secretarias, mas também de saber o que o governo está fazendo por nós”, confirmou Mayck Santa Rita, estudante de 16 anos enquanto recolhia os encartes de mapas  que detalham as ações do governo no território.

A Professora de matemática e ética para alunos do ensino médio, Nataly Félix, diz que a partir de agora, vai inovar em sala de aula. “Na disciplina matemática vou aproveitar as informações do mapa para trabalhar cálculos de distância e densidade demográfica. Já em ética vamos conhecer as particularidades do nosso território, do nosso povo e aprender a preservá-las”, enfatizou Nataly.  “Essas particularidades sobre territórios não estão nos livros. Então, esse material vai servir também para  pesquisas de outras matérias”,  completou a estudante, Jéssica dos Santos

“Podemos ainda ensinar a história do município nesse novo contexto de territorialização”, comentou  Maria Silvânia  Santos, professora de História   com outra educadora, Elmira Martins que ensina a disciplina Português que afirmou: “Na verdade,  com esse material,  eu é que vou reaprender sobre essas regiões”.

‘Prosperar’

O trabalhador rural, George Andrade dos Santos, do Povoado Saco de Areia, em foi buscar informações sobre o cadastro de Associações Comunitárias da Pronese. Com a confirmação de que a associação do povoado estava cadastrada, ele ouviu dos assessores técnicos de que havendo vocação econômica no povoado, o governo por meio da Pronese, poderia financiar projetos produtivos através do “Prosperar”, programa de combate à pobreza rural. “Temos muitos jovens sem fazer nada no povoado. Assim que eu voltar, vou me reunir na associação e discutir como podemos aproveitar essa chance que o governo está oferecendo”, disse George.

Para o trabalhador rural José Cleógenes de Souza que mora no povoado Taquara,  essa é uma  oportunidade de garantir emprego e renda. “No povoado onde moro, a maioria dos jovens trabalham na roça com os pais. Com a ajuda do governo e com a nossa força de vontade vamos descobrir uma nova maneira de ganhar o sustento”, falou Cleógenes.

Segundo Carlos Hermínio de Aguiar, presidente da Pronese, o Prosperar não tem a intenção de substituir as ações de outras secretarias ou projetos destinados à comunidades rurais de baixa renda. “O que se pretende é reforçar a parceria com outras instituições com o objetivo de estimular e ampliar a criação de cadeias produtivas nos territórios”, explicou Hermínio, enfatizando que o programa conta com o apoio do Banco Mundial e deve financiar R$ 50 milhões em projetos em todos os territórios sergipanos.

Segundo a coordenadora do ‘Sergipe de Todos’ na Seplan, Elizabeth Mattos, esta edição da caravana da cidadania trouxe um fato curioso. “Muitos estudantes nos visitaram, mas diferente de edições anteriores, muitos mais professores estiveram em nosso estante em busca de informações. Tivermos ainda pessoas em interessadas nas ações do governo e programas como o de habitação ‘Casa Nova, Vida Nova’ e o de combate a Pobreza Rural, ‘Prosperar’”, revelou  Elizabeth.

Palestra

Entre as propostas de ação para o ‘Sergipe de Todos’, a Seplan e a Pronese elaboraram um calendário de  reuniões nos territórios onde são realizadas as edições da caravana da cidadania. Na semana passada, assessores técnicos estiveram em Aquidabã para explicar sobre como ingressar no maior programa habitacional de  Sergipe, o ‘Casa Nova, Vida Nova’.  A próxima palestra está marcada para o dia 30 de março, 15h, na Escola Eurico Souza Filho,  quando técnicos da Gerência de Informações Geográficas e Cartográficas (Supes/Gigec) vão apresentar a professores e estudantes,  ‘A importância da Cartografia como instrumento para o conhecimento do Território’.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.