[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Reunidos nesta manhã, 4, no auditório da Secretaria Municipal da Educação (Semed), 20 coordenadores de Educação de Jovens e Adultos dos municípios integrantes do Pólo Regional de Aracaju discutiram, com técnicos da Semed, os preparativos para o VII Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos (Eneja). O evento será realizado em Brasília/DF, de 31 de agosto a 3 de setembro, e contará com a participação de diversos segmentos sociais. Entre os 18 municípios que estão inseridos no Pólo Regional de Aracaju estão Maruim, Nossa Senhora do Socorro e Cristinápolis.

Orientados pela coordenadora de EJA da Semed, Isabel Cristina Santos, os coordenadores ressaltaram as diversidades desta modalidade educativa, sobretudo, o papel do Estado e dos Movimentos Sociais nas políticas públicas, tema estabelecido no VII Eneja. Além disso, foi também salientada a importância da articulação de cidadãos sergipanos no Programa Brasil Alfabetizado e, logo em seguida, no Programa de Aceleração de Educação de Jovens e Adultos (Paeja).

De acordo com Isabel Cristina, a Semed já tem coordenado o processo de transferência dos alunos que já passaram pelo Programa Brasil Alfabetizado, para que sejam direcionados ao PAEJA em agosto deste ano, num curso que durará seis meses.

“Encaminhamos aos coordenadores o demonstrativo de atendimento da EJA, e com base no preenchimento deste documento, saberemos quais os municípios que adotaram a modalidade. Saberemos também o número de alunos matriculados e os projetos em funcionamento, para dar uma melhor continuidade ao trabalho educativo”, afirmou a coordenadora.

Serão reservadas para o VII Eneja seis vagas para os coordenadores do Pólo Regional de Aracaju, duas vagas para os coordenadores do Fórum Permanente da Educação de EJA, e sete vagas para os delegados que serão eleitos numa plenária composta por diversos segmentos da sociedade, como ONG’s e associações. A plenária acontecerá no dia 12 de julho, no auditório da Codise, localizada no Distrito Industrial de Aracaju.

A Educação de Jovens e Adultos foi implantada nas unidades escolares do município de Aracaju em 1999, desenvolvendo seu próprio programa educativo, o PAEJA, que abrange alunos da 1ª a 4ª série, e o Projeto de Aceleração de Ensino Fundamental, para os alunos da 5ª a 8ª séries. Até o corrente ano, 26 escolas municipais são atendidas pelo PAEJA e 21 participam deste segundo segmento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.