[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dentro das ações da campanha “Pelo Direito de Aprender”, técnicos da Gestão Escolar e da Diretoria de Recursos Humanos da Secretaria Municipal da Educação coordenaram uma reunião no auditório da Semed sobre o boletim escolar e sua importância. Estavam presentes os coordenadores das unidades de ensino fundamental e os presidentes dos Conselhos Escolares, convocados para conhecer o funcionamento do boletim do aluno e como devem proceder.

A secretária municipal da Educação, a professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça, pediu o apoio de todos nesse novo trabalho. “Temos que nos envolver nessa caminhada para sensibilizar a família, numa conjugação de esforços com a escola. É fundamental que os pais saibam como seus filhos estão, para que possam lhes auxiliar nos estudos”, disse.

O boletim do aluno é a sexta ação da campanha `Pelo Direito de Aprender´, lançada no dia 10 de agosto. É uma obrigação da escola disponibilizá-lo e um direito da família recebê-lo, que assim pode ter acesso ao rendimento do aluno e acompanhar o seu desempenho escolar.

A coordenadora de Gestão Escolar da Semed, a professora Maria José Guimarães Vieira, ressaltou a importância dessa campanha e como todos são peças fundamentais para que ela dê certo. Frisou ainda que todo aluno tem direito de acompanhar a sua vida acadêmica e pediu o apoio de todos os presentes para que o uso do boletim torne-se uma prática nas escolas da rede municipal de Aracaju.

Adelmo Menezes, diretor de Recursos Humanos da Semed, ressaltou que as escolas terão total apoio para esse processo. “Vamos dar todo o apoio necessário para realizar o envio e recebimento dos boletins, principalmente nas escolas que não possuírem pessoal suficiente para tanto”, comentou o diretor do RH.

Para monitorar todo esse processo, a coordenadoria de Gestão Escolar da Semed montou um cronograma que deve ser seguido pelas instituições de ensino. As escolas terão até o dia 11 desse mês para proceder o preenchimento dos boletins, que devem ser entregues aos pais em duas reuniões, marcadas para acontecer de 11 a 15, e de 17 a 20 de setembro deste ano.

Essas reuniões têm como objetivo principal esclarecer aos familiares sobre o que é o boletim do aluno, qual a sua importância e quais os procedimentos. Os pais que não comparecerem a nenhuma das reuniões devem receber os boletins em casa. De 24 a 28 de setembro será o prazo para que os documentos sejam devolvidos às escolas, que enviarão um relatório em um modelo instrumental para Semed, com a quantidade de boletins escolares enviados, devolvidos e não devolvidos.

Para 2008, o envio está previsto após a segunda, quarta e sexta avaliação. As coordenadoras das unidades de ensino reconhecem a importância desse documento e demonstram empenho. Izabel Cristina Santana Campos, coordenadora administrativa da Emef Laonte Gama, situada no bairro Santa Maria, afirmou que sem conhecimento quantos aos resultados dos seus filhos, os pais podem fazer muito pouco. “A partir do momento que a família tem consciência do desempenho, as possibilidades de intervenção são muito maiores. O boletim materializa os dados e demonstra ao aluno que a escola está preocupada com ele”, disse.

Essa é também a opinião do presidente do Conselho Escolar da Laonte Gama, Alexandre do Rosário. Para ele, essa ação da campanha vem auxiliar no bom andamento do processo ensino/aprendizagem. “Convocar os pais para que eles tenham mais responsabilidade com os estudos dos seus filhos é fundamental, pois assim aumentam as possibilidades de ajuda”, falou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.