[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça se reuniu na manhã de hoje, 17, com assessores e com a técnica vinda de Brasília, Walda de Andrade Antunes, para discutires as propostas de qualificação do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) fornecido pela secretaria municipal, como também, o aperfeiçoamento das Bibliotecas Escolares. Walda de Andrade é escritora e doutora em educação pela Universidade de Brasília (UNB).

Durante o encontro foram apresentados a equipe técnica da secretaria uma seleção de materiais educativos voltados para o aluno e para a capacitação docente, a exemplo de manuais, livros e fitas VHS. Segundo a escritora, uma das maiores debilidades enfrentadas durante a progressão do EJA é a ausência de um acervo adequado nas bibliotecas públicas e escolares, problemática que inibe a continuidade das práticas de leitura e escrita entre os adultos recém- alfabetizados.

“Os livros devem ser constituídos de gravuras e textos densos, sobretudo com assuntos relevantes a demanda de cada leitor, onde a predominância de temáticas cruciais, como drogas, sexo e meio ambiente serão evidenciadas como elementos atrativos às mais diversas clientelas”, explicou Walda Antunes. Para abranger tal proposta, foram expostos os livros “A Providência Divina”, de Jô Oliveira e “Revelação das Palavras”, de Walda de Andrade.

Com este material, os professores deverão apresentar recursos complementares para o maior aproveitamento dos alfabetizandos, como leitura em voz alta, cumprimento dos procedimentos pedagógicos e desenvolvimento das habilidades do alunado. A capacitação dos profissionais inclusos no processo de EJA será efetivada por meio da adaptação dos conhecimentos obtidos e a realidade de cada biblioteca pública, destacando como estratégia complementar de ensino, a informatização dos espaços.

Para que estes objetivos sejam alcançados, cada unidade de ensino deverá dispor do manual “Biblioteca Escolar – Curso de Atualização para Professores”, que vem acompanhado por duas fitas instrutivas em VHS, cujo conteúdo também possibilitará a implantação de cursos à distância. Nelas, a formação de tutores presenciais distribuídos em cada núcleo da escola estará relacionada ao domínio da metodologia aplicada e a construções de relatórios periódicos.

“A proposta é de grande valia e deverá ser negociada com otimismo, já que estamos unidos a uma gestão voltada para o letramento de adultos e crianças. Trata-se de um trabalho simultâneo no que se refere à capacitação de professores e ao dinamismo das atividades nas bibliotecas, itens que trarão excelentes resultados ao trabalho progressivo disponibilizado pelo EJA”, ressaltou a secretária Municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.