Surto de virose gera sobrecarga ao Hospital Municipal Nestor Piva
Nas duas últimas semanas, a coordenação do hospital chegou a registrar um aumento de quase 30% nos atendimentos diários. Diante da situação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem reforçando o quadro de profissionais que atua no hospital. A orientação da SMS é que todos os atendimentos sejam garantidos.
A causa da intensa movimentação, explica o coordenador do hospital, Ênio Calistro, é um surto gerado por viroses, que vem acometendo alguns municípios do Estado. Ele informa que o aumento no número de atendimentos na unidade teve início há duas semanas e desde então é grande a chegada de usuários de municípios como São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros.
“São pacientes que chegam com sintomas de febre, dores de cabeça, dores pelo corpo, vômito e, em alguns casos, diarréia”, informa o coordenador. Ele explica que grande parte dos acompanhamentos a esses usuários poderia ser feita normalmente em qualquer unidade de saúde, visto que a maioria dos casos tem sido resolvida no mesmo dia, após avaliação e medicação.
“Houve dias em que registramos cerca de 550 atendimentos em apenas 12 horas de plantão, quando normalmente atendemos uma média de 450 em 24 horas”, comenta o coordenador, ao analisar a sobrecarga a que estão expostos os profissionais. Para dar conta do aumento da demanda, esclarece Calistro, um médico clínico e mais um pediatra foram adicionados em cada plantão do hospital. “Estamos mantendo os atendimentos e priorizando os casos mais graves”, comenta.
Segundo o coordenador da Rede de Urgência e Emergência da SMS, Marcos Fonseca, não foi apenas o Hospital Nestor Piva que sofreu uma sobrecarga nesses últimos dias. Ele explica que o movimento foi acompanhado por toda rede hospitalar de Aracaju, inclusive nos hospitais privados.
Para o casal Gildásio Rosa Silva e Maria de Lurdes dos Santos, moradores do município de São Cristóvão, a falta de profissionais médicos e a demora para o atendimento no município foram os principais motivos que levaram o casal a se deslocar da cidade de origem à procura de assistência médica para seus filhos no Hospital Nestor Piva. “Nós chegamos aqui logo cedo para ver se conseguíamos alguma coisa, porque lá está muito difícil. A pessoa tem que ficar dias esperando atendimento médico”, comenta o usuário.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]