[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na manhã de hoje, o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Bosco Mendonça, participou de uma sessão especial na Câmara de Vereadores. Na ocasião ele apresentou os principais projetos desenvolvidos pelo órgão municipal para ordenar o tráfego de veículos na cidade, priorizar a circulação do transporte coletivo e oferecer maior acessibilidade aos portadores de necessidades especiais nos terminais de integração da capital.

O superintendente iniciou a sua exposição explicando a sobrecarga existente no sistema em Aracaju devido à integração dos municípios vizinhos de Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão. “Até hoje sofremos as conseqüências da integração, uma vez que Aracaju praticamente subsidia o transporte coletivo destes municípios”, frisou Bosco, citando como exemplo um usuário que se desloca do povoado Quissamã, em São Cristóvão, e vai até o Mosqueiro (cerca de 50 km), em Aracaju, pagando exatamente a mesma tarifa do usuário urbano na capital.

Em seguida, o superintendente detalhou o projeto que prevê a criação dos “corredores” exclusivos para ônibus, visando obter mais facilidade de tráfego e, conseqüentemente, redução no tempo das viagens. “Há estudos que apontam uma redução de aproximadamente 30% no tempo total de algumas linhas com a adoção dessa iniciativa”, explicou Bosco. Paralelamente, a SMTT pretende desenvolver uma campanha de conscientização junto aos motoristas para que respeitem o transporte coletivo a partir da compreensão do papel desempenhado e da importância social desta modalidade de transporte.

ACESSIBILIDADE
Bosco Mendonça também explicou detalhadamente as intervenções elaboradas para beneficiar a estrutura física dos terminais de integração que terão entre suas prioridades facilitar o acesso aos portadores de necessidades especiais. De acordo com o projeto, os terminais contarão com piso tátil (que facilita o reconhecimento das dependências), placas informativas em Braille, além dos itens de acessibilidade como rampas, banheiros adaptados e plataformas.
Outro projeto apresentado por Bosco Mendonça foi o que prevê a implementação e recuperação de ciclovias em avenidas da capital. “A partir da implementação de novas ciclovias e da recuperação das que se encontram em situação precária, passaremos a contar com uma rede de ciclovias em toda a capital, oferecendo mais uma opção de transporte e lazer com segurança”, disse.

CONTROLE SEMAFÓRICO
Outra inovação revelada pelo superintendente foram os estudos para implantação de um “sistema inteligente” de controle dos semáforos, que utiliza um mecanismo capaz de contar o número de veículos, e a partir daí estabelece o maior “tempo de verde” para a via onde houver maior tráfego. Além disso, o sistema também poderá ser monitorado pela SMTT e atuar de forma coordenada numa situação de emergência, por exemplo. “Assim poderemos agir diretamente no caso de um acidente onde poderemos facilitar o acesso do Samu ao local aumentando o tempo de verde para a via onde circula a ambulância”, exemplificou.

Ao agradecer a oportunidade aos vereadores, o superintendente Bosco Mendonça também deixou claro que para a efetiva implementação de muitos dos projetos será necessária a respectiva aprovação do legislativo municipal, como também do envio de recursos federais, como os do programa Pró-Transporte, executado pelo Ministério das Cidades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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