[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Foi complicado para dona Maria Valdivânia dos Santos chegar à igreja católica do bairro Santa Maria na tarde de hoje. Mesmo assim, ela se esforçou para assistir a palestra da educadora pós-graduada em recursos humanos, Jô Brasil. “Minha comadre me chamou para vir com ela à palestra, mas eu não tinha com quem deixar meus filhos. Me atrasei porque fiquei esperando a vizinha ir lá para casa tomar conta dos meninos, mas valeu a pena, o pedacinho que assisti foi muito bom!”, garante.

A palestra, que contou com a presença da diretora da ong Missão Criança Aracaju, Eliane Aquino, é mais uma iniciativa do Programa Bolsa Escola Cidade Criança. Mensalmente são realizadas reuniões educativas para cerca de 300 mães de alunos beneficiados pelo projeto. “O importante destas reuniões é o resgate da auto-estima. Dividimos as mães em três grupos de aproximadamente 100 mulheres e elas assistem a palestras de diversos temas, geralmente nas últimas quartas, quintas ou sextas-feiras de cada mês. Muitas vezes são elas mesmas que propõem o tema das reuniões seguintes”, conta a coordenadora do Programa, Elineide Silva Oliveira.

De acordo com a palestrante, a proposta no bairro Santa Maria era falar sobre relacionamento entre pais e filhos e das dificuldades encontradas na convivência com familiares e vizinhos. “Queremos trabalhar a necessidade do diálogo, levantar a auto-estima destas mulheres. Queremos também mostrar a importância delas no processo educacional de seus filhos, que não deve ser de responsabilidade total da escola, e sim através da troca de experiências. Durante a palestra procuro fazer com que elas entendam que pessoas no grupo tiveram também experiências parecidas com as suas”, informa Jô Brasil.

Durante as palestras, as mães também podem se matricular em cursos de capacitação e estes já vêm aumentando a renda de muitas participantes, como é o caso de Jailza Silva Santos, 36. “Graças às palestras, fiz os cursos para aprender a cortar cabelo e fazer as unhas de minhas vizinhas e amigos. Já consigo comprar minhas coisas com este dinheiro. Adorei a palestra de hoje e já vai fazer mais de dois anos que eu não perco uma”, garante Jailza.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.