[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), Alex Norat, afirmou esta semana que o Orçamento Participativo é um dos grandes instrumentos de gestão democrática das cidades. De acordo com ele, por esta razão a CEF se identifica com a política urbana executada pela administração do prefeito Marcelo Déda para oferecer mais qualidade de vida à comunidade.

“O OP representa o fortalecimento e o crescimento da democracia popular e seu sucesso está na conscientização de todos no sentido de que a prefeitura é a própria comunidade”, enfatizou. Ainda segundo Norat, a Caixa tem grande interesse em fechar parcerias com o Orçamento Participativo para beneficiar as comunidades carentes.

As declarações do superintendente foram dadas durante a 29ª plenária do Orçamento Participativo em Aracaju. A reunião aconteceu na Escola Municipal Jornalista Orlando Dantas, no bairro Olaria, e contou com a participação de mais de 300 moradores. Ao todo foram apresentadas 77 demandas para o bairro, além dos conjuntos Veneza I e II e Loteamento Planalto.

Durante a abertura da plenária o vice-prefeito Edvaldo Nogueira fez um balanço da administração nesses dois anos e sete meses. Ele destacou que 80% das obras da prefeitura foram demandas do OP. “Isso mostra a importância que a prefeitura dá ao povo de Aracaju, a oportunidade de discutir os problemas de seu bairro. Além disso, os delegados do OP têm o poder de controlar ações da administração fiscalizando as obras que estão sendo realizadas e cobrando aquelas que ainda não foram construídas”, disse.

Na apresentação da metodologia dos trabalhos, o secretário Extraordinário de Participação Popular, Anderson Farias, destacou as obras que a prefeitura realizou no bairro, a exemplo da reforma e adaptação da unidade de saúde Walter Cardoso (Veneza); da recuperação do Centro Social Terezinha Meira (Veneza I); e a execução de serviços de drenagem nas ruas Maria Inês dos Santos, Manoel Muniz (entre a travessa 2 e avenida Maria Fonseca Moraes), e na travessa Avair Lino de Freitas.

Para a delegada do OP Josefa Neide dos Santos, uma professora de 31 anos, as obras realizadas no bairro foram essenciais para melhorar a qualidade de vida da comunidade. “O mais importante é que as demandas foram solicitadas por nós. Isto porque a característica fundamental do OP é dar o livre arbítrio ao povo para exercer sua cidadania, além de acompanhar e fiscalizar as ações da prefeitura”, afirmou satisfeita.

Ao final da plenária o secretário Anderson Farias apresentou as demandas eleitas pela população como prioridades:
– Drenagem e pavimentação das ruas D, G, C (travessa da Endagro), travessas DA e DB ( Capucho ), travessa G (Veneza II), ruas Maria Inês (Loteamento Planalto), Manoel Muniz (entre os loteamentos Planalto e Veneza I;
– Construção de área de lazer no bairro Olaria (Veneza I e II e loteamento Planalto;
– Reforma e ampliação do posto de Saúde Walter Cardoso;
– Cursos profissionalizantes no Bairro;
– Recapeamento asfáltico do loteamento Veneza I.

Além do vice-prefeito Edvaldo Nogueira, e do superintendente da Caixa Econômica Federal, Alex Norat, estiveram presentes à plenária os secretários municipais Oliveira Júnior (Governo) e Nilson Lima (Finanças).

Delegados eleitos

Dênia Ferreira Santos
Cleverson Silva de Souza
Josefa Neide dos Santos
José Bonifácio Quaranta
Adilson Santana Maia
José Perivaldo dos Santos
Luiz César Santos
Genilce Messias Araújo dos Santos
Elenilton Sá dos Santos
Walmir de Santana

Suplentes

Raimundo Ribeiro Dória
Marinaldo dos Santos
Leandro Santos Andrade
Cristiano Hora dos Santos
Jacilda Santana Oliveira Vieira
Roberval Oliveira Meira
Patrícia Lima Santos
Mônica Ramos Barreto
Vadson Santos
Ednilson de Jesus Alves[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.